A Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) pretende firmar contrato de parceira com empresa canadense para exploração de direitos minerários dos cooperados em contrato que envolve $ 2.000.000,00 (Dois Milhões de Dolares Canadenses) – equivalente a R$ 9.180.000,00 (Nove Milhões e Cento e Oitenta Mil Reais) em cotação de hoje. Leia o Contrato, Clique Aqui!
Constituída em dezembro de 1983, a cooperativa conta atualmente com 5.670 associados considerados regulares e quites com suas obrigações estatuárias, obrigações que incluem os valores cobrados em mensalidade para manutenção de associação.
A convocação para a votação de aprovação do referido contrato com a empresa canadense é realizada via boca a boca e pelo site oficial da cooperativa. O que dificulta o conhecimento dos associados que podem não serem alcançados pela informação. A data prevista em Edital é 11 de abril, com primeira convocação as 8 horas da manhã, a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) acontecerá na sede da Coomigasp em Serra Pelada.
Em contato com o blog, alguns associados ressaltam que, além de não serem notificados por telefone, sms, aplicativos de mensagens ou outros meios convencionais, o contrato não oferece linguagem compreensiva aos que decidirão em votação sobre os rumos da área minerada.
“Sou sócio de lá [da Coomigasp] desde quando começou e eles fazem votação só com quem eles querem”.
“Antigamente a gente era avisado quando ia ter Assembleia, hoje eles só avisam para alguns”, disse outro associado.
Confira abaixo o Edital de Convocação.