CPI da BRK apresenta relatório na Câmara Municipal de Curionópolis

Mais de 800 páginas compõe o relatório que levou meses de trabalho para que Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI pudesse apresentar um parecer quanto ao impasse entre a concessionária e os consumidores do município, que padecem com a ausência total ou interrupção frequente no abastecimento de água.

A Comissão é presidida pelo vereador João Paulo – DEM, e tem como relator o vereador Alexandre Santos – PR e compõe como secretário o vereador Junior Brito – PSDB.

O relatório apresentado na última Sessão Ordinária, na quinta-feira, dia 19, traz recomendações, prazos e penalidades em caso de descumprimento por parte da empresa. Dentre as demandas está a alteração do sistema de distribuição que é feito por meio de gravidade, ou seja, a altura e pressão da água é o que faz com que ela chegue as residências, esse portanto é um dos motivos das constantes faltas em vários pontos da cidade.

“Para esse caso será investido em bombas inversoras em até 60 dias, com esse equipamento deverá ser sanado o problema em bairros mais altos da cidade”, comentou o presidente da CPI, vereador João Paulo. “Importante ressaltar que em até seis meses essas bombas devem estar operando para atender todo o município”, reforçou o vereador.

O relator da comissão, vereador Alexandre Santos fez a leitura do relatório, que dentre tantos tópicos frisa a obrigatoriedade da empresa em apresentar e cumprir com plano de ação emergencial e que a concessionária exponha periodicamente junto aos poderes Executivo e Legislativo os avanços desse plano de ação. “Não havendo a elaboração do plano, e o cumprimento da apresentação nos prazos estipulados podemos culminar em um processo litigioso de distrato entre município e concessionária”, afirmou o relator.

Os vereadores discutiram o relatório e colocaram em evidência o caso dos bairros Cofapac e Serra Leste, ambos enfrentam burocracias referente a questões fundiárias que inviabilizaram investimentos da empresa, mas que será prioridade da Câmara e da gestão municipal.

Por fim o presidente da Casa vereador Magno Santos – MDB, disse: “Nos comprometemos e vamos fazer cumprir o contrato e todas as demandas apresentadas nesse relatório”.  O relatório foi votado e aprovado por unanimidade. Para saber mais informações você pode rever a Sessão Ordinária CLIQUI AQUI.

Fotos: Magno Sardinha