A primeira semana do mês de abril será destinada a Conscientização e Diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo – TEA, essa data também fará parte do calendário anual do município de Curionópolis e foi aprovada em Plenário na ultima Sessão Ordinária, ocorrida na quinta-feira, dia 09.
O Projeto de Lei 06/2022 é que define a data, e o vereador Alexandre Santos (PL), defendeu a instituição dessa semana de conscientização reforçou a importância de informar a população da importância do diagnóstico precoce e da relevância que tem a família para o desenvolvimento de quem possui algum grau de Autismo.
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.
“Exatamente por entender a importância de diagnostica precocemente que elaboramos esse PL, e entendemos que união de esforços entre Poder Público, sociedade civil e família serão fatores de relevância para que os diagnosticados com a síndrome possam ter uma vida normal, sejam inseridos na sociedade e possam desenvolver seus talentos”, finalizou o vereador.
O Projeto de Lei foi aprovado.