Educação de Jovens e Adultos será ampliada no Pará

Modalidade ofertada pela Seduc ofertará oportunidades em Marabá, Santa Izabel do Pará, Jacundá e Óbidos

A partir deste ano, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) será ampliada para mais quatro escolas estaduais no Pará. A modalidade é ofertada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) às pessoas que não completaram os anos da educação básica (Fundamental e Médio) na idade certa.

“É uma oportunidade garantida pelo governo do Estado para que todas as pessoas tenham o direito de aprender”, explica o coordenador da EJA da Seduc, professor Odair Medeiros. Segundo ele, as Unidades Regionais de Educação (UREs) pleitearam a ampliação diante da grande demanda de pessoas que desejam voltar a estudar.

Em Marabá, a Escola Estadual Anísio Teixeira será referência para as turmas da educação em prisões e também poderá atender a comunidade do bairro. Em 2019, o sistema prisional paraense teve as maiores notas na redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem PPL). Com a oferta de vagas no colégio, a tendência são resultados ainda mais positivos, explica o gestor da URE de Marabá, Cristiano Lopes.

Em Santa Izabel do Pará, os moradores da Vila de Americano vivem a expectativa da implantação da EJA já autorizada pela Seduc na Escola Estadual Magalhães Barata, a única da localidade. Segundo a gestora da URE 11, Rosileia Guimarães, a demanda por essa modalidade é grande e há muitos trabalhadores que desejam concluir os estudos. “Era um sonho antigo da comunidade, que não tem como se deslocar até a cidade”, explica Rosileia.

Além destas, também receberão turmas de EJA pela primeira vez as Escolas Estaduais Dorothy Stang, em Jacundá, e São José, em Óbidos.

Por Leidemar Oliveira (SEDUC)
Foto: Agência Pará / Marcelo Lelis-Arquivo