Eldorado do Carajás adere ao Programa “Creches por Todo Pará” do governo do Estado

O evento ocorreu na terça-feira, dia 18, no teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas. Na oportunidade, o governador Helder Barbalho apresentou o programa que foi criado pela Lei Estadual nº 9.256/21 e prevê, em regime de colaboração entre o Estado e os municípios, a construção de creches para crianças de até 5 anos de idade. A expectativa é atender mais de 20.000 crianças.

O programa visa ampliar a oferta do número de vagas na educação infantil e fortalecer a política pública de proteção da infância em todo o Pará.

Mais de 90 prefeitos estiveram presentes à cerimônia, oportunidade em que assinaram o Termo que sinaliza à adesão ao programa e o compromisso com o que deve ser cumprido para a execução.

“É fundamental que possamos garantir a oferta de educação desde os primeiros anos de vida. Com isso, o Governo do Estado toma a iniciativa pela primeira vez em dispor, para as famílias paraenses, vagas de creches nos 144 municípios do estado. Com o lançamento do ‘Creches Por Todo Pará, nossa intenção é avançar com a oferta de vagas de 0 a 5 anos, e garantir que, já nas primeiras idades de vida, elas possam estar em um ambiente adequado, com o suporte pedagógico, facilitando a vida dos seus pais já que, tendo onde deixar os filhos com segurança e qualidade sob o olhar educacional, eles possam buscar garantir a renda das suas famílias”, disse o governador Helder Barbalho.

A Prefeitura de Eldorado do Carajás será responsável pela cessão do imóvel (terreno) administração do espaço e prestação dos serviços da creche, cabendo ao governo estadual a responsabilidade pela execução e entrega da obra, e ainda pelos equipamentos adequados à unidade escolar. A prefeita Iara Braga (PSD) afirmou que a adesão do município ao programa é um Grande avanço para Eldorado do Carajás: “Esse programa atenderá as mamães que precisam deixar seus filhos em um local com segurança”, lembrou a prefeita.