Um grande público marcou presença na Audiência Pública ‘Serra Leste Já’, realizada por representantes de classe de Curionópolis, na Praça da Juventude, na noite desta quinta-feira, 24. A reivindicação está relacionada a demora do Estado em conceder a licença de ampliação do projeto de mineração que atualmente está com a produção paralisada.
“É fundamental, ações como essas que buscam, através da pacificação, aquilo que é fundamental, o progresso da sociedade, a força da comunidade passando seu sentimento, dizendo o que quer. Estamos comprometidos em mostrar ao governador o que está acontecendo”, explica o deputado Federal Hélio Leite.
Segundo informações repassadas pela Vale a prefeitura, todas as exigências solicitadas pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) foram cumpridas. Além disso, o prazo de 90 dias, estipulado em junho, pelo secretário de Meio Ambiente Rodolpho Zahluth, esgotou-se e não houve nenhuma resposta do Governo Helder sobre a liberação da licença.
“Movimento muito importante realizado pela população de Curionópolis em defender o direito sagrado, que é o emprego e o desenvolvimento. Se já se implementou os requisitos, é preciso que a Semas, com rapidez, libere a licença para continuação do projeto que vai melhorar a qualidade de vida do povo”, disse o deputado estadual Toni Cunha.
Um dos temores da pizzaiola Lucineide Santos, é que o comércio fique cada vez mais prejudicado. “Eu espero que melhore o comércio e as vendas. Porque vários funcionários já foram mandados embora, outros transferidos para outros lugares. Então, eu desejo que volte o desenvolvimento para a cidade”, explicou ela.
O anseio da dona de casa Antônia Liliane Silva é que o governo do estado impeça mais prejuízos ao município. “Nossos jovens estão indo para fora em busca de emprego, porque não há oportunidades aqui. Eu solicito que ele [governador Hélder] libere urgente a licença do projeto Serra Leste, porque é ajuda para muitos jovens e pais de família”, disse.
Em resposta ao deputado Estadual Hilton Aguiar, o governador mostrou disposição em atender o apelo da comunidade. “Conversamos mais cedo com o governador Hélder e com o secretário de Estado que nos garantiu que até no máximo até 15 de dezembro, será entregue essa licença. É isso que queremos para Curionópolis, geração de emprego, renda e qualidade de vida”, informou.
“Agradeço a comunidade que compareceu neste ato público em cobrança da licença do Serra Leste, e que sabe da importância disso. O município depende da mineração para manter e gerar mais empregos, aumentar a renda e manter os investimentos na educação, saúde e infraestrutura”, expressou o prefeito Adonei Aguiar.
Estiveram presentes presidentes e representantes de associações de classe, o presidente da Câmara, Nonato Holanda, os vereadores, Aderbal da Padaria, Paulo Higino, Junior da Mariona, Raimundo Roldão e Junior Brito.
Na ocasião, os deputados estaduais Eliel Faustino, Hilton Aguiar, Toni Cunha, Delegado Caveira e o deputado Federal Hélio Leite, que fazem parte da comissão de parlamentares que irão cobrar uma resposta na Semas, também realizaram a entrega de mais uma ambulância do SAMU ao município.