A Polícia Militar do Estado do Pará, por meio de uma guarnição do Grupamento de Prevenção Ativa (GPA) do 23º BPM, realizou na tarde desta quinta-feira (10) uma ação que resultou na apreensão de armas de fogo, munições e entorpecentes no município de Parauapebas.
A ação foi desencadeada após a equipe do GPA receber informações do NEAC (Núcleo de Estatística e Análise Criminal) acerca do aumento significativo dos índices de roubos na região, com suspeita de que os autores estariam domiciliados naquela localidade.
Durante patrulhamento preventivo em uma das ruas de um local ocupado irregularmente, os militares avistaram um indivíduo que, ao perceber a aproximação da viatura, empreendeu fuga. Ele foi abordado, porém nada de ilícito foi encontrado com ele.
Entretanto, no lado externo de uma residência, os policiais visualizaram duas armas longas: uma espingarda calibre 20 e uma espingarda de pressão. Ao ser feita uma averiguação da área, a guarnição localizou os seguintes materiais: 01 revólver calibre 38, com 03 munições; 01 espingarda calibre 20; 01 espingarda de pressão; 14 cartuchos calibre 20; 11,59g de substância análoga à cocaína; 10 unidades de substância semelhante ao ecstasy; 3,15g de substância análoga à maconha; 01 balança de precisão e um celular.
Questionado sobre o material ilícito, o suspeito confessou ser o proprietário dos entorpecentes, mas alegou que as armas pertenciam a seu genitor. O revólver calibre 38 foi encontrado junto às drogas, reforçando a relação direta do suspeito com o armamento.
Diante dos fatos, o indivíduo recebeu voz de prisão e foi conduzido, juntamente com o material ilícito apreendido à unidade policial competente, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.