Em quatro anos, ‘Forma Pará’ leva o ensino superior a mais de 9,7 mil pessoas

O Programa já ofertou quase 10 mil vagas nos 144 municípios, mais que o dobro da meta inicial

Ser professor de inglês em uma universidade é o sonho de Paulo Vasconcelos, 45 anos. No início do ano, ele começou o curso de graduação em Letras, habilitação em Inglês, no município de Santa Bárbara do Pará (Região Metropolitana de Belém), pelo programa estadual Forma Pará.

“Desde os 18 anos dou aulas em cursos livres de inglês. Mas ministrar aulas no ensino universitário sempre foi uma meta. Confesso que distante, porque sempre tive dificuldade de fazer um curso regular devido a minha condição profissional e familiar. O ‘Forma Pará’ caiu como uma luva na minha vida. Em julho inicio o segundo módulo do curso. Viver uma experiência com boa formação é sempre favorável para o ensino”, afirma Paulo Vasconcelos.

Desde sua implantação, em 2019, o Programa Forma Pará já beneficiou 9.775 alunos, acima do dobro da meta inicial, que era de mil vagas por ano, com o objetivo de democratizar o acesso à educação superior no Estado. Os 144 municípios paraenses são contemplados, o que representa a universalização da oferta de cursos de nível superior. Em 2021, o Programa foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e se tornou a Lei nº 9.324.

“Sem dúvidas, o ‘Forma Pará’ é o maior programa de acesso à educação superior do Brasil, com ensino público, gratuito e de qualidade a todos os municípios. A oportunidade se estende a filhos de pescadores, agricultores familiares, ribeirinhos, quilombolas, indígenas, mães, pessoas que, de uma forma ou de outra, teriam dificuldade de acesso à educação superior, e através dessa iniciativa podem mudar suas vidas, desenvolvendo seu município por meio da ciência e tecnologia. A promoção da inclusão, geração de oportunidades, novas perspectivas, estimulação do desenvolvimento acolhe e torna o programa, a cada dia, mais especial. A perspectiva agora é a oferta de cursos de pós-graduação em nível de especialização”, adiantou Daniel Sidônio, coordenador do “Forma Pará”.

Qualificação – Desenvolvido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com universidades públicas, prefeituras e organizações da sociedade civil, o Programa leva cursos de nível superior, de forma presencial, aos municípios, oferecendo oportunidade de qualificação da mão de obra relacionada aos arranjos produtivos locais.

O “Forma Pará” conta com a parceria de seis universidades públicas: Universidade Federal do Pará (UFPA), com a oferta de 14 cursos em 21 municípios; Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), com 12 cursos em 36 municípios; Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), com 1.698 vagas em 21 cursos, ofertados em 31 municípios; Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) com 13 cursos em 11 municípios; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), com 1.110 vagas em 13 cursos disponíveis em 21 municípios, e Universidade do Estado do Pará (Uepa), com 3.300 vagas em 26 cursos ministrados em 60 municípios.

Fonte: Agência Pará