As unidades escolares do município realizaram desde palestras, apresentações culturais até passeata em favor da campanha Faça Bonito, campanha que faz jus ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.
Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
A proposta anual da campanha é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Para a secretária de educação Gerlane Lima, ações como essa reforçam a integração da escola com a comunidade e fortalece a defesa dos direitos da criança e do adolescente: “É importante lembrar ainda que o município conta com profissionais multidisciplinares que vão desde os pedagogos até psiquiatras, todos prontos para atender as demandas também dos alunos da rede municipal”, comentou a secretária.