Estudantes da Unidade de Custódia de Reinserção de Parauapebas (UCR) receberam novos equipamentos para a Sala de Informática, incluindo TVs Box, monitores e teclados, proporcionando um importante reforço digital para a Educação Prisional. A iniciativa, que beneficiará centenas de estudantes privados de liberdade, tem como objetivo fortalecer a educação digital e apoiar a reintegração social por meio do acesso a tecnologias educacionais, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos custodiados.
“Temos um público assistido pela rede municipal, além de alunos participantes de projetos, do Enceeja e do Enem. Esses novos equipamentos permitirão um aprendizado mais completo e ajudarão na formação dos nossos estudantes”, destacou Lucas Rabachi, diretor da UCR de Parauapebas.
Segundo o secretário de Educação, José Leal Nunes, a entrega dos equipamentos representa um avanço para um projeto educacional inclusivo, que só foi possível graças a parcerias. “A disponibilização desses equipamentos foi possível por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Instituto Federal do Pará (IFPA) e a Receita Federal”, afirma Leal.
A diretora da Escola Faruk Salmen, Nayana Bastos, também esteve presente na entrega e ressaltou o impacto positivo que o acesso à cultura digital terá nos estudantes. “Sem dúvida, a nova sala de informática trará grandes benefícios para nossos alunos, tanto para os internos quanto para aqueles que se preparam para vestibulares. Esta é mais uma marca da Semed dentro da Unidade”, afirmou Nayana.
Durante o evento, um dos custodiados expressou sua gratidão aos órgãos envolvidos e destacou a importância da educação prisional. “Quero agradecer a todos pela contribuição para nossa ressocialização e educação. Lá fora, eu não tinha essa visão, mas hoje, graças a Deus, quero sair daqui formado e poder compartilhar tudo o que aprendi com meu filho.”
Educação Prisional em Parauapebas
Um termo de cooperação firmado entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), garante a oferta do ensino fundamental na UCR. Atualmente, 60 Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) são atendidas na unidade, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecida pela Escola Faruk Salmen e pelo Cepeja Raquel Botelho.
A UCR também conta com 22 internos cursando o ensino superior por meio de bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni), em cursos como Direito, Engenharia da Computação, Análise de Sistemas e Pedagogia.
Este ano, 152 alunos custodiados participaram do Enceeja, e muitos estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), que é realizado em unidades prisionais e tem o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. Em 2023, Parauapebas obteve a segunda maior nota do Enem PPL no estado do Pará.
Texto: Messania Cardoso
Fotos: Dill Borges