Bordadeiras de Serra Pelada terão peças e documentário expostos no Partage Shopping.
A história de Serra Pelada está sendo contada através das linhas dos bordados produzidos por um grupo de 80 mulheres da comunidade de Serra Pelada. As Bordadeiras que têm encantado a todos com as peças feitas a mão, repletas de significado e representatividade, estarão no Partage Shopping de Marabá, durante os dias 11, 12 e 13 de abril. A exposição “Nas Linhas da História” é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Curionópolis para impulsionar as mulheres e fortalecer o empreendedorismo feminino.
“Estamos muito felizes com este momento de pleno sucesso das Bordadeiras de Serra Pelada, além de expor essas peças belíssimas produzidas na comunidade, elas agora estão se tornando embaixadoras desta comunidade tão especial. Nosso objetivo é fomentar e valorizar esse trabalho cada vez mais”, reforçou a Prefeita Mariana Chamon.
O projeto “Bordando a Paz” foi implantado pelo Instituto de Promoção Cultural Antônia Diniz Dumont – ICAD, com o apoio da Vale e têm mudado a vida dessas mulheres, que encontraram na arte uma alternativa de renda e uma grande ferramenta de transformação.
“Eu jamais imaginei que minha vida fosse mudar dessa forma. No bordado eu encontrei não só uma profissão, mas uma forma de sair da depressão e de curar muitas dores. Hoje, nós levamos para o mundo este trabalho e a história da nossa querida Serra Pelada” conta Josiana Paz, bordadeira.
NAS TELAS DO CINEMA – Para contar com riqueza de detalhes essa história, a Prefeitura de Curionópolis produziu um documentário que traz a história da “Terra do Ouro” contada através dos olhos dessas mulheres que conviveram com o garimpo na década de 80 e que hoje, são esteios da comunidade.
Em uma produção marcada pelo sentimento e pela delicadeza das linhas bordadas, será possível se encantar e se emocionar com a mudança de vida que o bordado trouxe para essas mulheres.
O documentário será exibido em Marabá, com estreia marcada para as 11h do dia 11 de abril e exibições esporádicas durante os três dias de exposição.
Texto e Foto: ASCOM Prefeitura de Curionópolis