“Garimpo da Memória: a contribuição da fotografia amadora para mostrar o cotidiano de Serra Pelada” é tema de palestra na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

A palestra será realizada no auditório da Casa da Cultura no dia 27 de julho, com transmissão ao vivo pelo Youtube 
 
Aviso aos amantes da fotografia e de história regional: dia 27 de julho, quinta-feira, às 19 horas, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, espaço que integra o Instituto Cultural Vale, recebe o artista e pesquisador Marcelo Barbalho para uma rica palestra com o tema “Garimpo da Memória: a contribuição da fotografia amadora para mostrar o cotidiano de Serra Pelada”.
 
A temática revisita a história do local que ficou conhecido como o maior garimpo a céu aberto do mundo e mudou a paisagem da região sudeste do Pará.
Com base em um conjunto de fotografias coletadas no Arquivo Histórico de Marabá, o artista e pesquisador Marcelo Barbalho discutirá com a comunidade local as memórias de Serra Pelada, considerado o maior garimpo a céu aberto do mundo.
No final da década de 1970, a notícia sobre o garimpo de Serra Pelada se espalhou pelo país e provocou uma corrida de milhares de pessoas para a região sudeste paraense, mudando a paisagem do local e criando um evento histórico conhecido mundialmente.
Entre os aspectos abordados, estão a dura rotina imposta pelos militares no período da ditadura, as formas de “distração” quando não estavam no trabalho e seus modos de habitar.

Para participar, a pessoa interessada deve realizar inscrição ligando ou enviando mensagem para o número (94) 99160-8186. A atividade é gratuita e para toda a comunidade. A palestra será no auditório da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás e com transmissão ao vivo pelo canal no Youtube – @casadaculturadecanaadoscarajas.

Sobre a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

Criado e mantido pela Vale, o espaço integra o Instituto Cultural Vale. A Casa da Cultura desempenha papel de guarda e registro do acervo histórico do município, e de difusor cultural na região. Nesse sentido, promove exposições, exibições de filmes, clubes de leitura, contação de histórias, espetáculos de música, dança, circo e teatro, além de manter uma escola de música, dança e teatro, onde crianças e jovens têm a oportunidade de participar, de forma gratuita, de aulas de ballet clássico, teatro, canto, violão, flauta doce, musicalização e percussão tradicional paraense. 

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

Nos anos de 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org