Governo do Estado faz mudança histórica na frota da Polícia Militar

As novas viaturas entregues já estão na ativa, nas ações ostensivas da Polícia Militar / Foto: Roni Moreira / Ag.Pará

Mais 418 viaturas foram entregues para a Região Metropolitana, dentro da iniciativa inédita que colocará nas ruas 1.154 caminhonetes Hilux e Duster

Pela primeira vez em sua história centenária, a Polícia Militar do Pará terá sua frota totalmente renovada com caminhonetes – veículos que conferem maior segurança aos policiais e eficiência nas missões, pois atingem bom desempenho em todos os terrenos, principalmente no interior do Estado. O ato inédito foi ressaltado pelo governador Helder Barbalho nesta quarta-feira (2), durante a entrega de mais 418 novas viaturas à corporação, para reforçar o policiamento ostensivo na Região Metropolitana de Belém (RMB). A entrega das viaturas ocorreu no estacionamento do Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, em Belém, e contou com a presença de autoridades ligadas às áreas de segurança pública e justiça, além de representantes da sociedade civil.

“É um dia histórico! Um passo importante para melhor servir a população. No planejamento de nosso governo, construímos ações e soluções para hoje fazermos a maior reestruturação de frota da Polícia Militar na história deste Estado. Totalizaremos mais de mil viaturas, caminhonetes, e os carros menores serão destinados para a área administrativa”, enfatizou o governador Helder Barbalho, ressaltando que os novos veículos fazem parte de uma política de reestruturação e modernização das instituições da segurança pública estadual. Segundo ele, os investimentos e o novo formato de gestão já proporcionam aos paraenses a redução nos índices de criminalidade.

A troca da frota da PM está sendo feita pelo governo gradativamente, em um prazo de dois meses. Serão 1.154 viaturas Hilux e Duster, que vão substituir os 899 Palio Weekend, Logan e Amarok utilizados nas ações policiais há quase dois anos. É a primeira vez que a frota da Polícia Militar, destinada ao atendimento das ocorrências feitas pelos cidadãos, terá apenas caminhonetes.

O governador Helder Barbalho ressaltou a importância da renovação total da frota com caminhonetes na história da PM do Pará / Foto: Jader Paes / AG.PARA

Conquistas – Helder Barbalho destacou ainda conquistas recentes dos policiais militares com a viabilização da construção de unidades habitacionais em Belém, Ananindeua, Marabá e Santarém; a linha de crédito diferenciada que o governo do Estado destinou para categoria; reabertura de hospital próprio; promoção profissional de 4 mil militares e aquisição de armamento, coletes, rádios e computadores.

“Um conjunto de conquistas, fruto de trabalho coletivo. Estamos cumprindo nossa obrigação. Tudo isso não é custo, é investimento, para que o paraense volte a poder circular nas ruas sem temer”, afirmou o governador.

O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, disse que o Pará é o segundo Estado a atingir a redução da criminalidade e letalidade policial. “Tendo como premissa o trabalho técnico e a precisão, nossa tropa é o maior patrimônio de nossa instituição policial. Por isso, damos condições de trabalho com equipamentos, treinamentos e orientação”, ressaltou.

Eficiência – O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, reiterou que o modelo dos veículos da nova frota operacional proporcionará mais resistência e agilidade nas operações de segurança pública. “São veículos robustos, que ofertam mais segurança para quem está dirigindo. Isto, com certeza, vai se refletir na melhoria dos serviços prestados pela Polícia Militar”, acrescentou.

Ainda de acordo com o comandante-geral da PM, embora sejam veículos de maior valor de mercado e em maior quantidade, o Estado economizou recursos neste novo contrato, que tem validade de dois anos. “Também tem uma importância na questão do consumo dos veículos. Estamos passando de veículos movidos à gasolina para óleo diesel, o que terá um custo menor ao Estado na manutenção e custeio da frota”, informou o coronel Dilson Júnior.

Mudança agrada a tropa – Para o sargento PM Juarez Dias, lotado no Batalhão Ambiental (BPA), os novos veículos têm maior espaço interno e características que permitem melhor trafegabilidade em locais adversos. “As antigas viaturas dificultavam nosso trabalho por andarmos em terrenos de chão e os veículos serem baixos. Também não tínhamos as melhores condições para realizar os resgates. Já com essas viaturas maiores, teremos condição de realizar trabalhos de melhor qualidade”, afirmou.

“No serviço diário em Castanhal (município da RMB), a viatura se tornava trabalhosa para entrar em certos ramais e bairros. Também tínhamos dificuldade pela força do veículo, no embarque e desembarque na hora da abordagem, e em locais de difícil aceso, principalmente no período de chuvas. É uma alegria receber essas viaturas novas. Além de comodidade, da força e presença na abordagem policial, vai facilitar nosso trabalho”, complementou o soldado PM Rui Costa, que atua em Castanhal.

Ao final do evento, com autorização do governador Helder Barbalho, as novas viaturas da Polícia Militar já saíram às ruas para o patrulhamento.

Fonte: www.agenciapara.com.br