Hospital Regional do Sudeste do Pará promove campanha ‘Sangue Bom’

Iniciativa busca para estimular doações ao Hemopa, em Marabá, e contribuir para suprir a demanda durante as férias na rede hospitalar local 

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP) iniciou, na segunda-feira (24), a campanha “Sangue Bom”. O objetivo é abastecer os estoques da Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) em Marabá. A ação, que irá até o dia 31 de julho, busca atender à demanda por sangue durante o período de férias, momento em que a procura aumenta e as doações de sangue tendem a diminuir.

A enfermeira Cristina Reis da agência transfusional do Regional de Marabá, ressaltou a importância da doação de sangue durante esse período de férias. “A necessidade de sangue não tira férias, acidentes e doenças podem ocorrer a qualquer momento, e precisamos manter os estoques do Hemopa sempre abastecidos”, declarou.

No cenário hospitalar a doação de sangue é importante durante procedimentos cirúrgicos, onde se torna vital para transfusões que fornecem aos pacientes os componentes sanguíneos necessários, garantindo uma recuperação segura e bem-sucedida. As transfusões têm o poder de restabelecer o sangue perdido durante a cirurgia, além de manter a estabilidade hemodinâmica dos indivíduos.

Socorro Leão, médica que atua na unidade do Governo do Pará, também enfatizou a importância da doação de sangue e explicou as regras para fazê-lo. “Qualquer pessoa saudável entre 16 e 69 anos pode doar sangue. É um procedimento seguro e simples que leva apenas alguns minutos, mas pode salvar vidas”, explicou.

Campanha

Com o período de férias o Regional de Marabá e o Hemopa, uniram esforços para garantir o suprimento de sangue, fundamental para a realização de procedimentos médicos e hospitalares. Ao longo desse período é essencial manter os estoques de sangue em níveis adequados, garantindo atendimento eficiente aos pacientes.

Benjamin Ferreira, diretor executivo do hospital, ressaltou a importância da mobilização da campanha. “Doar sangue é crucial durante o período de férias, quando há um maior risco de acidentes e emergências. Portanto, é necessário incentivar as pessoas a doarem sangue regularmente para manter os níveis de estoque adequados”, destacou.

A campanha “Sangue Bom” do Regional do Sudeste do Pará, conta com o apoio da Clínica Oncológica do Brasil, Secretaria de Educação de Marabá e Defesa Civil.

Conheça os requisitos para ser um doador de sangue:

  • Idade:  Entre 16 e 69 anos (menores devem ser acompanhados do responsável legal);
  • Peso mínimo: 50kg;
  • Precisa estar alimentado e descansado;
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
  • Abstenha-se de exercícios físicos intensos nas últimas 24 horas;
  • Se testar positivo para a Covid-19, pode doar após 10 dias da recuperação total. Caso tenha tido contato com pessoas infectadas, sem apresentar sintomas, pode doar após 7 dias.

 Doação: aqueles que desejam participar da campanha, podem se encaminhar ao Hemopa de Marabá, situado na rodovia Transamazônica, quadra 12, s/n, no bairro Amapá. A coleta de sangue pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Perfil – O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará, é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). É referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.

 Fonte: Ascom/HRSP