Inscrições para Programa Jovem Aprendiz da Vale vão até 2 de junho

As inscrições para o Programa Jovem Aprendiz da Vale estão abertas até o dia 2 de junho. São cerca de 700 vagas distribuídas nos estados do Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro. Uma das portas de entrada para a Vale, o programa oferece aprendizagem prática e teórica em diversas áreas em parceria com instituições de ensino. O objetivo é propiciar uma rotina que conjugue experiência prática e troca de conhecimento em um ambiente colaborativo e propício para o crescimento profissional dos participantes. As pessoas interessadas podem ver a distribuição das vagas por município e se inscrever pelo site www.vale.com/jovemaprendiz.

No Pará, serão 120 vagas distribuídas para os municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Curionópolis nesta edição. Para se candidatar é preciso ter entre 18 e 21 anos e 11 meses na data de admissão e ter cursado ensino médio completo. No caso de pessoas com deficiência não há limite de idade para se inscrever. O programa terá a duração de até dois anos, de acordo com a formação, e os candidatos devem residir na localidade onde a vaga escolhida está sendo oferecida. É necessário ter disponibilidade para atuar em jornada de quatro, seis ou oito horas diárias, de acordo com a proposta do negócio. Os candidatos também precisam estar com a vacina da febre amarela em dia.

De acordo com a gerente geral de Capacitação Técnica da Vale, Cinara Uliana, a mineradora está comprometida em oferecer um ambiente de trabalho seguro, colaborativo, inclusivo e que valoriza a aprendizagem contínua para seus empregados.

“Investimos em iniciativas que promovem o desenvolvimento das pessoas, não apenas para fortalecer suas carreiras, mas também para gerar impacto positivo em suas vidas e na sociedade. Com o Programa Jovem Aprendiz abrimos as portas para que pessoas de até 21 anos tenham a oportunidade de iniciar sua vida profissional em um ambiente que possibilita experiência prática e constante troca de conhecimento para crescer e evoluir”, explica.

O parauapebense Kauan Brito, 21 anos, participou do programa e hoje está atuando na área da usina em Carajás. “Foi muito bom ter participado do Jovem Aprendiz. Fiz a parte teórica e prática e fui efetivado agora em maio. Está sendo muito bom, para o meu currículo, aprendizado e para minha carreira. É meu primeiro emprego de carteira assinada, consegui correr atrás, estou muito orgulhoso de mim e meus pais ficaram animados e felizes. Agora é fazer faculdade e crescer na vida e na empresa com foco e dedicação.”, já planeja Kauan.

Processo seletivo
Todas as etapas são eliminatórias e online, incluindo prova, dinâmica de grupo e avaliação psicológica. Os participantes que avançarem na seleção ainda participarão de painel virtual com gestores e, depois, de exames médicos e entrega de documentos, sendo necessário o cartão de vacinação com comprovação de imunização contra febre amarela.

Benefícios

Os selecionados terão direito a salário com valor a partir de R$1.035,20, assistência médico-hospitalar, seguro de vida, transporte ou vale transporte, programa de assistência ao empregado e incentivo à atividade física. Além disso, aos contratos que ofertarão fase prática na empresa durante esta etapa, o programa oferece vale-alimentação e vale-refeição ou alimentação na empresa (quando aplicável).