Durante as deliberações parlamentares da sessão ordinária da última terça-feira (18), os vereadores debateram e aprovaram o Projeto de Lei nº 32/2021, de autoria do vereador Josemir Santos (Pros), que propunha a inclusão do Dia Municipal dos Desbravadores no calendário oficial do município, a ser comemorado anualmente no terceiro domingo do mês de setembro.
Josemir contou que os desbravadores são compostos por meninos e meninas com idade entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor e religião. Os membros do grupo se reúnem uma vez por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.
“Os desbravadores vibram com as atividades ao ar livre, gostam de acampamentos, caminhadas, escaladas e explorações nas matas. São disciplinados, unidos e criativos. Combatem o uso do fumo, álcool e drogas. Trabalham em equipe procurando sempre serem úteis à comunidade. Esses meninos e meninas também prestam socorro em calamidades e participam ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes e projetos sociais. Em tudo o que fazem desenvolvem o amor a Deus e à pátria”, revelou Josemir Santos.
O Clube de Desbravadores existe oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, está presente em mais de 160 países e possui mais de 1 milhão e setecentos mil participantes. Parauapebas possui atualmente 52 clubes e 1.711 desbravadores.
Para Josemir Santos, a importância desta organização está no fato de trabalhar com atividades que ajudam no desenvolvimento físico, mental e espiritual dos jovens desbravadores, que envolve orientação sobre saúde, convívio social, família, religião, cidadania e orienta os jovens a se comportarem de forma saudável, ajudando na formação de bons cidadãos para sociedade, razões pelas quais o Clube de Desbravadores merece um dia no calendário oficial do município.
Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto do vereador: Felipe Borges