Josemira afirma que novo mandato focará no desenvolvimento sustentável

Nesta segunda-feira (7), recém-eleita para o chefiar o Poder Executivo de Canaã dos Carajás durante o ciclo 2025-2028, Josemira Gadelha concedeu entrevista à imprensa da região. Pautas como obras de infraestrutura, construção de novas escolas, a questão do fornecimento de água e energia e o desenvolvimento de novos mercados foram temas abordados durante a coletiva.

Novas Escolas

Quando questionada sobre a construção de novos centros de ensino, Josemira afirmou que vai ampliar o número de vagas disponíveis na zona rural e urbana com a construção de sete novos Núcleos de Educação Infantil, que atenderão crianças a partir dos seis meses a seis anos. Também afirmou que o município construirá cinco novas escolas de Ensino Fundamental. “Nós elevamos o patamar das estruturas físicas de nossas escolas. Todas terão arquitetura superior. As escolas de ensino fundamental terão bibliotecas e laboratório de ciências, por exemplo. Vamos absorver a demanda existente já de olho em futuras expansões da cidade.”, afirmou.

Aeroporto e Rodovias

Dentre os investimentos mais aguardados, a construção do aeroporto foi tema de pergunta. Josemira afirmou que o projeto da 1ª fase da obra foi entregue pela Infraero. “O início das obras está próximo. Agora é viabilizar ps processos legais que envolvem a construção. É uma obra que exige muita responsabilidade da gestão. Estamos dando cada passo de cada vez.”, disse.

Sobre as rodovias, Josemira enfatizou que Canaã continuará na busca pela integração. “Estamos concluindo a primeira fase da duplicação da PA-160, que compreende a saída da cidade até o Parque de Exposições. O objetivo é chegar até o limite com o município de Parauapebas. A Transcanadá também tem obras avançadas, melhorando o acesso ao sul do estado.”, afirmou.

Transporte Público

A prefeita afirmou que a licitação para a contratação de empresa para fornecer o transporte público municipal está concluída. “Nós temos um plano de mobilidade urbana, que busca trazer mais segurança ao trânsito. E o transporte público só tem a ajudar. Muitas famílias serão beneficiadas com o serviço.”, afirmou.

Canaã pode ganhar curso de Medicina em 2025

Na área da diversificação econômica, a prefeita recém-eleita falou dos investimentos para promover o turismo da região, nos setores de ecologia, eventos e educacional. Josemira falou do acordo com o ICM Bio para criar uma rota ecológica que envolvem os parques Campus Ferruginosos e Veredas, além das construções em andamento do Parque do Mirante – um espaço de lazer que funcionará no Morro das Antenas -, e do Parque de Eventos. Ela também mencionou as parcerias com instituições educacionais que oferecerão cursos de graduação na área da saúde, incluindo medicina. “Nossa expectativa é que o curso comece no próximo ano.”, afirmou.

Problemas de abastecimento de água e energia

Josemira não se esquivou de perguntas sobre o tema, e afirmou que para o fornecimento de água, o município tem tomado providências de curto, médio e longo prazo, que incluem a implantação de novos poços de captação e a construção de uma nova estação de captação e tratamento, que permitirá a ampliação do suprimento do recurso.

Sobre a energia elétrica, Josemira disse que o Gabinete está acompanhando a situação de perto, junto a concessionária Equatorial. Afirmou que a empresa se comprometeu em realizar mudanças estruturais na rede de distribuição, como a troca do cabeamento e a melhoria da eficiência da subestação. “Estamos de olho e tomaremos as providências cabíveis, caso haja descumprimento dos acordos firmados com a sociedade.”, relatou.

Eleições 2024

Josemira Gadelha foi reeleita prefeita de Canaã dos Carajás, obtendo 80,51% dos votos válidos. Com a vitória nas urnas, Josemira enfatizou que dará continuidade para desenvolver os projetos para diversificação econômica do município. “Estamos em um momento-chave para Canaã. Nosso compromisso será em formar um município mais robusto e renovado, com novas escolas, estradas pavimentadas e aeroporto municipal, novos prédios públicos e programas sociais ampliados.”, concluiu.