Na manhã desta segunda, 22 de agosto, o Ministério Público do Estado do Pará, através da Promotora de Justiça Daniella Dias, promoveu uma atividade para capacitar profissionais da saúde do sistema penal de Marabá, com o objetivo de proporcionar maior conhecimento aos direitos assegurados à população LGBT. Com esse objetivo a médica ginecologista Gisele Carvalho Oliveira proferiu palestra sobre o tema.
O curso visou alargar a contribuição do Ministério Público em Marabá para garantir o cumprimento da Política Nacional de Saúde Integral de LGBT e da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP).
A palestra ministrada pela médica Gisele Oliveira reuniu enfermeiros, médicos, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais do sistema prisional e a rede de atenção que compõe o PNAISP em Marabá, abordando diversidade sexual, atendimento especializado para transexuais e tratamento hormonal para mulheres e homens trans.
O Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário contempla, essencialmente, a população recolhida em penitenciárias, presídios, colônias agroindustriais e hospitais de custódia e tratamento, não incluindo presos do regime aberto e presos provisórios, recolhidos em cadeias públicas e distritos policiais.
Texto: Thiago Vasconcellos, Ascom MPPA