Medalhistas de Parauapebas na Olimpíada de Matemática são premiados em Marabá

A OBMEP, maior competição científica do Brasil, reuniu mais de 18 milhões de estudantes de todo o país

Parauapebas se destacou mais uma vez na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A cerimônia de premiação dos medalhistas da região do PA 02 (Sul e Sudeste do Pará) aconteceu na tarde de ontem, 9, no auditório do Campus III da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), no bairro Cidade Jardim, em Marabá.

A OBMEP, maior competição científica do Brasil, chegou à sua 18ª edição em 2023, reunindo mais de 18 milhões de estudantes de todo o país. Foram distribuídas 8,4 mil medalhas e menções honrosas. Parauapebas teve 18 estudantes medalhistas, sendo 13 de bronze e 5 de prata, com destaque para 12 medalhas conquistadas por alunos de escolas públicas municipais.

Entre os premiados, destaca-se o jovem Tassyano de Oliveira Guida Sousa, da Escola João Prudêncio de Brito, que conquistou medalha de prata. Em 2022, Tassyano já havia sido premiado com a medalha de bronze, além de outras conquistas, como a medalha de ouro na Olimpíada Canguru de Matemática.

“Tenho uma certa facilidade com matemática, mas sempre busco estudar e descobrir coisas novas. Conquistar medalhas é muito gratificante, e agora espero alcançar o ouro”, afirmou Tassyano, que se tornou uma inspiração para seus colegas.

A técnica de matemática dos ciclos finais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Maria Vânia Melo Lima, destacou a importância da OBMEP: “Essa olimpíada é uma oportunidade única. Ela busca incentivar o estudo aprofundado da matemática e revelar talentos. Cada medalha representa o esforço de nossos alunos e o trabalho dedicado de nossos professores”.

O professor Daniel dos Santos Ferreira Junior, da Escola Paulo Fontelles, acompanhou a premiação de seu aluno, o medalhista de prata Isaac Oliveira de Carvalho, e celebrou o momento. “Essas medalhas são o reconhecimento do esforço dos alunos e um incentivo para continuarem dedicados. Para nós, professores, é um orgulho fazer parte dessa jornada.”

O secretário de Educação de Parauapebas, José Leal Nunes, ressaltou o papel dos educadores e das famílias: “Essa premiação reflete o empenho de nossos estudantes, das famílias e de toda a equipe pedagógica envolvida no processo. Estamos muito orgulhosos e felizes com os resultados.”

SOBRE A OBMEP

Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), a OBMEP é um marco na promoção do ensino de matemática no Brasil, identificando talentos e ampliando o acesso ao conhecimento.

CONQUISTAS DE PARAUAPEBAS

Medalhas de Prata:

  1. Gustavo Cortel Pedrosa – Escola Milton Martins
  2. Heitor Carvalho Oliveira – Escola Plácido de Castro
  3. Isaac Oliveira de Carvalho – Escola Paulo Fontelles
  4. Roberth Daniel Santana Barros – Escola Fernando Pessoa
  5. Tassyano de Oliveira Guida Sousa – Escola João Prudêncio de Brito

Medalhas de Bronze:

  1. Bruna Cristina Gonçalves Bueno – Escola Técnica Vale dos Carajás
  2. Bruna Lohane Martins de Almeida – Escola Novo Horizonte
  3. Cristiano Lopes Franco – Escola Dorothy Stang
  4. Eduardo Santos Costa – Coleguium Internacional Carajás
  5. João Francisco Sobral Gonçalves – Escola Técnica Vale dos Carajás
  6. Kely de Souza Santana – Escola Plácido de Castro
  7. Lavinny Batista Borges – Escola Dorothy Stang
  8. Lucas Vieira – Escola Técnica Vale dos Carajás
  9. Matheus Apolinário Dias – Escola Benedito Monteiro
  10. Mayanna Silva de Souza Melo – Escola Eurides Santana
  11. Paulo Herick Alves Fernandes – Colégio Bethel 1
  12. Renan Rocha Gomes – Escola Técnica Vale dos Carajás
  13. Vitor Emanoel Lima Feitosa – Escola Domingos Cardoso

Professor Premiado:

  • Reulisson Walmir dos Santos Cruz – Escola Dorothy Stang