A mineradora Ligga acaba de inaugurar um viveiro de mudas de espécies nativas, que está localizado anexo à planta do Projeto Ferro Sul, no município de Parauapebas (PA). O evento marcou o encerramento de uma série de ações alusivas à Semana do Meio Ambiente realizadas pela empresa.
O espaço ocupa uma área de 1.500 metros quadrados, e tem capacidade para abrigar mais de 500 mudas de diversas espécies nativas da região, como a Ipomeia marabansis e Sobrália liliastrum, além de plantas epífitas.
O viveiro foi criado com o objetivo de cultivar essas mudas para replicar as espécies nativas em futuros projetos de reflorestamento na região, integrando ações de conservação e educação ambiental voltada para a comunidade local.
A inauguração desse espaço verde teve como convidados especiais os alunos da escola pública local UEEF João Evangelista, localizada no bairro de Palmares Sul, que fazem parte do projeto de apoio escolar “Liggando as Letras”, criado e patrocinado pela Ligga. Os estudantes conheceram em primeira mão o viveiro de mudas, onde a comunidade terá a oportunidade de envolver-se em atividades educativas, incluindo palestras e visitas guiadas, que visam promover a conscientização sobre a importância da biodiversidade e da conservação ambiental.
A inauguração do viveiro faz parte das execuções de programas exigidos nos licenciamentos ambientais; e também reforça o compromisso da Ligga com práticas sustentáveis; além de servir como um local de relacionamento e engajamento comunitário, onde a educação ambiental se apresenta como ferramenta de transformação social e preservação da natureza local.
Este projeto é parte de uma série de esforços da mineradora Ligga para integrar suas operações com práticas ecológicas, destacando o papel da empresa no fomento de um futuro mais verde para a região, sempre com a participação muito próxima das comunidades vizinhas.