Nesta quarta-feira, 12, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Marabá, promoveu reunião com agentes da força de segurança pública do Município de Marabá. O encontro foi conduzido pela promotora de Justiça Jane Cleide Silva Souza e ocorreu no auditório das Promotorias de Marabá, com o objetivo de pontuar junto às forças de segurança questões acerca da abordagem a jovens e adolescentes que se encontram em desacordo com os protocolos da lei.
Na oportunidade, estiveram presentes os representantes da Guarda Municipal de Marabá, da Polícia Militar do Estado do Pará e da Polícia Rodoviária Federal, e ainda, os integrantes do Projeto Redes de Cidadania, que apresentaram denúncia às autoridades acerca das constantes abordagens consideradas atípicas, que podem se enquadrar como ações truculentas e até violações de direitos humanos, considerando que a maioria das abordagens ocorrem com pessoas negras.
Segundo a promotora de Justiça, Jane Cleide Silva Souza, a reunião serviu tanto para promover diálogo com as forças de segurança que atuam na região, quanto ao trabalho que é feito pelo projeto, e a interação dos integrantes e famílias atendidas com as forças de segurança. Ao final do encontro, a promotora de Justiça reforçou a necessidade dos comandos das forças de segurança promoverem momentos e eventos que propiciem a revisitação dos protocolos de abordagens padrão de cada força policial.
Texto e foto: PJ de Marabá com edição de Ascom/MPPA