Na quinta-feira, 27 de julho, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), representado pelo Procurador-Geral de Justiça, César Mattar Jr., acompanhado pelos Subprocuradores-Gerais Eduardo Barleta e Ubiragilda Pimentel, além do Corregedor-Geral Sérgio Tibúrcio, celebrou um momento marcante com a inauguração de sua sede própria em Curionópolis. O novo imóvel, situado na Av. São Paulo, nº 266, no centro da cidade, possui área construída de 146,29 m² e representa um significativo avanço para o papel do MPPA na região, reafirmando o compromisso com a justiça e a sociedade.
A solenidade de entrega foi prestigiada por membros e servidores do Ministério Público, incluindo o Promotor de Justiça Alexandre Tourinho, presidente da AMPEP; a Promotora de Justiça Erika Menezes, chefe de gabinete da PGJ; a Coordenadora do Pólo Sudeste IV, Promotora de Justiça Crystina Michiko Morikawa; a Promotora de Justiça de Parauapebas, Magdalena Torres Teixeira; e o Promotor de Justiça de Curionópolis, Fabiano Fernandes. Contou com a presença do Deputado Estadual Chamonzinho. O Departamento de Obras e Manutenção (DOM) do MPPA também foi representado, com a participação da diretora Márcia Costa e do engenheiro civil Luiz Ricardo Pinho.
A nova sede, conhecida como antiga residência oficial, abrange uma área total de 378,18 m² e foi submetida a uma extensa reforma. A edificação em alvenaria recebeu cobertura com telhas isotérmicas do tipo sanduíche, modelo colonial. Com esquadrias em alumínio e vidro, portas de diversos tipos – madeira, vidro e alumínio -, piso interno em granito e paredes com pintura acrílica, o local oferece ambientes funcionais, como recepção, apoio administrativo, sala de reunião, arquivo, gabinete com lavabo privativo, copa, área de serviço e um banheiro universal.
Na área externa, o terreno foi cercado com muro e gradil reconstruídos, com pintura em tinta acrílica e esmalte sintético, respectivamente. Além disso, foi construído um reservatório de água elevado em alvenaria e concreto armado, bem como elementos vazados, paisagismo e uma rampa acessível em conformidade com a NBR 9050/2020. Destacando a identidade do Ministério Público, um painel foi construído no muro frontal para abrigar a placa de identificação, composta por letras em alto relevo em aço inoxidável.
A sede própria é um marco para o Ministério Público do Estado do Pará em Curionópolis, proporcionando um espaço adequado para o exercício das atividades e o atendimento à comunidade, além de reforçar seu compromisso com a justiça e a cidadania.
Texto: Assessoria de Comunicação. Fotos: Márcia Costa (DMO) e Wenderson Costa