Mutirão do Detran em Parauapebas deve solucionar quase 600 processo de habilitação

O esforço do Detran visa solucionar processos de CNH iniciados entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) iniciou na última segunda-feira (22) um mutirão de habilitação em Parauapebas, município da região Sudeste. O objetivo é solucionar processos de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) iniciados entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023, período em que o sistema de habilitação do órgão passou por atualização e modernização para melhor atender aos usuários.

O mutirão é composto por uma equipe de retaguarda do Detran de Belém, deslocada para Parauapebas para finalizar as pendências. Segundo a gerente da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do município, Bruna Escobar, cerca de 600 processos de habilitação devem ser solucionados ao longo do mutirão. “Estávamos realmente muito necessitados desse reforço do Detran no nosso município, pois é uma equipe capacitada para solucionar o que não conseguimos resolver aqui e, dessa forma, entregar aos usuários o que eles mais desejam nesse momento, que é a CNH”, disse a gerente.

Mais entregas – Nesta sexta-feira (26), a Ciretran iniciará a entrega de mais de mil CNHs na Estação Cidadania. Parte dessas entregas inclui os processos solucionados desde o início do mutirão. A servidora pública Ádria Cristina Matos esteve hoje (25) na Estação Cidadania, e confirmou o recebimento da primeira habilitação. Segundo ela, os exames foram finalizados em janeiro, mas devido à atualização do sistema a carteira ainda não havia sido impressa. “Graças a esse mutirão do Detran vou conseguir receber minha habilitação, que é um momento muito esperado por mim e por toda a minha família, já que o documento vai me permitir dirigir e resolver as tarefas de casa. Estou muito feliz”, afirmou.

Quem também aproveitou o mutirão para resolver o processo de CNH foi o operador de máquinas pesadas Denner Souza. Ele foi à Ciretran saber o motivo da não emissão da CNH e descobriu que era o não cadastro do curso que realizou em uma instituição profissionalizante. “Ao ser atendido, descobrimos o problema e já foi resolvido aqui mesmo, para que a CNH possa ser liberada até o fim do mutirão, e eu possa voltar a trabalhar. Pra mim, vir aqui foi essencial para o meu trabalho”, disse o usuário.

A ação em Parauapebas deu início ao mutirão do Polo de Marabá, que inclui ainda os municípios de Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Itupiranga, São Geraldo do Araguaia, Rondon do Pará e Marabá. O mutirão já foi realizado no Polo de Redenção, quando foram entregues cerca de 900 habilitações.

Fonte: Agência Pará