No Pará, projetos patrocinados pela Vale inserem mais de 12 mil pessoas na prática esportiva

Projetos esportivos podem solicitar patrocínios da Vale até 30 de setembro

Na conhecida vila de Serra Pelada, na cidade de Curionópolis, um projeto esportivo acaba de chegar para as comunidades com o objetivo de levar mais saúde à população local. A iniciativa “Saúde Não Tem Idade”, que começou suas ações em junho deste ano, oferece acesso à prática esportiva e estimula o hábito sistematizado e regular da atividade física para a promoção da saúde, geração de autonomia e melhoria da qualidade de vida de adultos com mais de 19 anos, com foco especial em idosos com idades entre 60 e 90 anos. Realizado pelo Instituto Tríade, o projeto faz parte de iniciativas no município que contam com patrocínio da Vale, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

São cerca de 200 alunos que agora têm orientação gratuita para a realização de atividades como ginástica e caminhada. A ação vai além da prática para também apoiar os participantes na prevenção de doenças, envolvendo uma equipe multidisciplinar com professores de educação física, psicólogo, assistente social, nutricionista e técnico de enfermagem. Periodicamente, os alunos participarão de atividades como teste de glicemia e aferição de pressão arterial, promoção de palestras sobre exercício físico e reeducação alimentar. Todos os participantes receberam equipamentos específicos para as modalidades e tênis.

A dona de casa Valquíria Silva, de 45 anos, que é uma das participantes do projeto “Saúde Não Tem Idade”, conta como a iniciativa tem trazido benefícios em tão pouco tempo. “Acho o projeto muito interessante. Decidi participar para melhorar minha saúde, porque estava sem fazer atividades físicas e já penso que estou começando a melhorar meu desempenho. Está ajudando bastante a minha saúde e no meu convívio também. Já fiz muitos amigos no projeto”, comenta.

Os projetos esportivos fomentam o ensino e a aprendizagem de diferentes modalidades esportivas e se destacam como ferramentas de transformação social. As iniciativas não apenas promovem a inclusão, como oferecem alternativas saudáveis e construtivas para crianças, jovens e adultos. “Nosso objetivo é democratizar o acesso ao esporte e transformar a vida das pessoas, em especial nas regiões onde atuamos e no sudeste do Pará, com esta potente ferramenta de inclusão social”, comenta Pamella De-Cnop, diretora da Fundação Vale.

Atualmente, 53 iniciativas esportivas são patrocinadas pela Vale no Pará, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte, em Belém e nos municípios onde atua. Somadas, elas beneficiam mais de 12 mil paraenses, em especial jovens e crianças que participam de aulas gratuitas de futebol, atletismo, vôlei, tênis e outras modalidades.

Inscrições abertas para novos projetos
A Vale está em busca de novos projetos esportivos no Pará para patrocinar em 2025, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A empresa prioriza ações voltadas para inclusão social em Belém e nos municípios onde atua.

Para solicitar patrocínio, os projetos devem estar inscritos na plataforma do Ministério do Esporte e ser enviados pelo site: http://patrocinio.valeglobalcomm.com até dia 30 de setembro.

No último ano, a Vale foi a empresa que mais direcionou recursos pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte, sendo reconhecida com a comenda Incentivadores do Esporte, pela comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, em Brasília. Ao todo, são mais de 400 iniciativas que alcançam aproximadamente 100 mil pessoas.