Um grupo que está se manifestando em favor do projeto Serra Leste previa uma paralização com possível fechamento de rodovia para chamar atenção do Governo do Estado, contudo houve contato com o Secretário de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará Mauro O’ de Almeida que abriu agenda para o grupo na próxima semana.
“Então estamos alcançando nosso objetivo que é chamar atenção das autoridades para a importância do projeto e para o risco que correm os pais de família que dependem desse empreendimento”, disse um membro do grupo. Na oportunidade o manifestante agradeceu o empenho das autoridades, dentre as quais o prefeito Adonei Aguiar (DEM), e o Deputado Chamonzinho (MDB), que independente das divergências políticas estão em um mesmo proposito.
“Agradecemos toda ajuda que vier, não faremos diferenciação porque esse é um momento de união em favor do Serra Leste, em favor dos empregos, em favor de nossa cidade”, ressaltou o membro da comissão.
Para esse sábado, dia 1º de junho a programação é de uma passeata pelas ruas da cidade com funcionários, empresários e toda comunidade. A saída será às 16h de frente a Eletro Mateus, loja que fica na entrada da cidade no sentido de quem vem de Eldorado dos Carajás.
Importante frisar que, não havendo uma resposta plausível da Semas o grupo pretende tomar ações enérgicas para promover uma solução para o impasse.
Repetido – O ato se repete depois de quatro anos, visto que em 2015 também houve manifestação, à época o objetivo era subir de 4 milhões de toneladas/ano, para 6 milhões, fato conseguido depois do fechamento da PA-275 com intervenção do Ministério Público por meio do promotor Hélio Rubens.
Vale – Apesar de todo impasse a Vale não se manifesta publicamente quanto ao problema, o mesmo aconteceu em 2015, naquela época a situação chegou a estrema da mineradora ser obrigada a dar férias coletivas. Hoje, com a repetição do problema a mineradora também não se manifestou, contudo, funcionários temem uma demissão em massa caso essa Licença não saia.