Operação Clean Crib prende envolvidos em fraudes bancárias no município de Paraupebas

Foram cumpridos mandados de prisão temporária, de busca e apreensão. As investigações seguem para identificar outros membros do grupo criminoso.

A primeira fase da operação “Clean Crib” cumpriu quatro mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão, por delitos relacionados a lavagem de dinheiro, associação criminosa e furto qualificado de valores subtraídos de contas bancárias de correntistas do banco Banpará. A ação foi realizada nesta manhã de quarta-feira (04), no município de Parauapebas, sudeste estadual.

De acordo com as investigação, que já duram cinco meses, os criminosos subtraíram mais de 300 mil da conta de 10 correntistas. A movimentação do dinheiro ilícito, conhecida como lavagem de dinheiro, acontecia em Parauapebas.

“Detectamos durante a operação que no município de Parauapebas havia diversas contas suspeitas e então representamos ao poder judiciário local os mandados de prisão temporária assim como de busca e apreensão e deflagramos operação com sucesso”, afirmou o delegado Breno Ruffeil, titular da Divisão de Combate a Crimes Econômicos e Patrimoniais praticados por Meios Cibernéticos.

Um empresário que recebia os valores e realizava a lavagem do capital foi preso juntamente com três pessoas que auxiliavam na movimentação financeira ilegal. Documentos, notas fiscais, 12 aparelhos celulares e máquinas de cartões de crédito, também, foram apreendidos.

“Os criminosos criavam sites falsos para capturar dados de correntistas. A partir desses dados eles acessavam a conta e realizavam transferências de valores para outras contas e este dinheiro era sacado ou era utilizado para fazer compras no intuito de mascarar a origem ilícita desse capital”, pontuou o delegado. As investigações continuam para identificar demais membros do grupo criminoso.