As secretarias municipais de Parauapebas chegam aos primeiros 100 dias de governo com uma série de ações voltadas à geração de oportunidades, fortalecimento do empreendedorismo, incentivo ao esporte, valorização da cultura e preservação do meio ambiente. As iniciativas revelam o compromisso da nova gestão com políticas públicas que alcançam a população em diferentes frentes, do campo à cidade. Com um trabalho focado em resultados e participação social, as ações reforçam o compromisso da gestão com uma cidade mais justa, empreendedora, ativa e sustentável.
“É possível fazer diferente e fazer com resultado. Cada secretaria trabalhou com responsabilidade e foco para entregar ações concretas à população. Geramos mais de mil oportunidades de emprego, incentivamos o empreendedorismo com capacitações e atendimentos, valorizamos o esporte com a reestruturação de espaços como o Ginásio Islander Souza e o Rosenão. Esse é só o começo de uma gestão que veio para reconstruir Parauapebas”, comenta o prefeito Aurélio Goiano.
De olho no crescimento
A Secretaria de Desenvolvimento (Seden) se destacou pela geração de oportunidades e fortalecimento do empreendedorismo em Parauapebas. Por meio do Sistema Nacional de Empregos (Sine), foram ofertadas 1.026 vagas e realizados quatro cursos de capacitação profissional.
A Sala do Empreendedor promoveu oito capacitações e prestou quase quatro mil atendimentos, reforçando o apoio direto aos pequenos negócios. Além disso, foi dado o primeiro passo para a regularização fundiária do Distrito Industrial com a realização do georreferenciamento de área.
Outro avanço importante foi a criação de um banco de dados do empreendedorismo, que vai permitir a análise de perfis, nichos e vocações locais para orientar ações de capacitação e formalização dentro do programa Parauapebas Sustentável 2030.
O calendário esportivo começou com a tradicional Corrida de São Sebastião, que bateu recorde de inscrições com 1.200 atletas confirmados em apenas 14 minutos. A Secretaria de Esporte e Lazer (Semel) buscou também inovar no evento, oferecendo serviços pré e pós-corrida.
As estruturas esportivas também receberam atenção especial. O Estádio Rosenão passou por reforma e foi palco de um amistoso entre a seleção feminina local e o time do Gavião Kyikatejê. O estádio está apto para receber qualquer jogo de futebol, tanto no amador, como no profissional.
A pista de bicicross ganhou iluminação, permitindo que atletas que trabalham durante o dia possam treinar à noite. Mas, o grande destaque da secretaria foi a reinauguração do Ginásio Poliesportivo Islander Souza, com uma programação especial que apresentou as modalidades do Núcleo Esportivo de Parauapebas (NEP), como futsal, vôlei e ballet. O ginásio foi totalmente reformado, com nova pintura, piso esportivo e melhorias nas arquibancadas, consolidando-se como um importante espaço de incentivo ao esporte no município.
Além disso, foram realizados cursos de arbitragem para futebol de campo e futsal, capacitando 200 alunos e o apoio ao futebol feminino voltou a ser realidade. Depois de um período sem atividades, a Semel realizou uma seletiva no Complexo Esportivo e as melhores atletas foram selecionadas para um jogo amistoso.
O esporte forma e transforma, por isso, os alunos projeto social do NEP receberam os uniformes para as práticas esportivas. São crianças e adolescentes, de 8 a 14 anos que irão participar das modalidades de voleibol, futsal, ballet, futebol, jiu-jitsu, tênis de mesa e patins, divididos em polos, tanto na zona urbana, quanto na zona rural.
Um novo tempo na cultura local
Diante de um cenário cultural fragilizado, a Secretaria de Cultura (Secult) iniciou um processo de reaproximação com artistas locais e capacitação de servidores para fortalecer as políticas públicas culturais e garantir que elas cheguem de forma efetiva à população. Diante disso, a pasta apoiou grandes eventos como a Corrida de São Sebastião e o 35º Encontro da Mulher de Parauapebas.
Os agentes culturais da cidade passaram a contar com o Mapa Cultural de Parauapebas, uma plataforma online onde artistas, espaços, projetos e eventos podem ser cadastrados para divulgar suas ações e acessar oportunidades como editais e chamadas públicas. Clique aqui e acesse o Mapa!
A Escola Municipal de Música Waldemar Henrique rematriculou 242 alunos e deve iniciar as aulas após melhorias no espaço físico.
Além disso, a Secult está realizando a 1ª Semana Cultural de Parauapebas. O evento é voltado para os artistas locais e a programação conta com oficinas, exposições e feira de artesanato.
Cuidar e preservar!
A Secretaria de Meio Ambiente (Semma) intensificou as ações voltadas à gestão e educação ambiental, além da fiscalização contra ocupação irregular de áreas públicas municipais, evitando desmatamento e outras infrações ambientais. Também realizou uma força-tarefa para analisar e liberar processos ambientais que estavam parados, ao todo foram 302, além de 65 fiscalizações para prevenção de danos.
A Semma também promoveu a 29ª Semana da Árvore com a participação de mais de mil pessoas em uma programação que atendeu desde jovens estudantes da rede pública a idosos atendidos pelos programas assistenciais do município.
Com 100 dias de gestão, Parauapebas já sente os reflexos de um trabalho comprometido com o desenvolvimento humano, social e ambiental.
Fotos: Arquivo
Assessoria de Comunicação/PMP – 2025