A Prefeitura Municipal de Curionópolis, em parceria com o Ministério Publico do Pará (MP), promoveu a palestra pública proferida pelo Coronel Miranda, “A municipalização do Trânsito de Curionópolis”, na sexta-feira (15), no Clube das Mães.
Desde 2010 Curionópolis está entre as cidades paraenses com trânsito municipalizado. A atual gestão tem desenvolvido várias ações de conscientização para incentivar a comunidade para uma cultura de trânsito mais seguro.
Um grande número de pessoas marcou presença na palestra, demonstrando o interesse da população em participar do processo de implantação da política de regulamentação do trânsito na cidade.
Integrantes de instituições que representam a sociedade civil também estavam presentes, assim como Polícia Militar, Ministério Público, Secretários Municipais, Conselho Tutelar, Vereadores e representantes de classes como Associações de Mototaxistas.
Durante a palestra, o Coronel Miranda esclareceu o papel do município e o do estado no ordenamento do trânsito. Destacou a importância da fiscalização para a organização do fluxo de veículos e pedestres, e da necessidade de incluir a população nos assuntos que envolvem a mobilidade urbana.
“Com certeza, a mobilidade urbana organizada será um avanço para o município. Um dos principais reflexos positivos será na área da saúde pública, com a diminuição dos casos de acidentes trânsito”, contribuiu a Secretária de Saúde, Kelma Oliveira.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê a divisão de responsabilidades e uma sólida parceria entre órgãos federais, estaduais e municipais, num espírito federativo. Cuidar do trânsito é uma obrigação da prefeitura, principalmente por promover segurança para a população residente no município.
“Nesse primeiro momento estamos implantando a sinalização das ruas, instalando placas e promovendo ações de conscientização e educação. Antes de qualquer processo de aplicação de multas, nossa prioridade é ajudar a população a se adaptar a uma nova política da regulamentação do trânsito”, explicou o prefeito Adonei Aguiar.
O administrador municipal terá, sob sua jurisdição, a implantação de uma política de trânsito capaz de atender as demandas de segurança e fluidez, e mais facilidade para a articulação das ações de trânsito, transporte coletivo e de carga e o uso do solo. Essas ações são fundamentais para a consecução de um projeto de cidade mais humana e adequada à convivência com melhor qualidade de vida.
“Quero parabenizar a gestão municipal pela palestra pois organizar o trânsito será muito bom, trará mais segurança para todos. Agora cada um precisa se esforçar em fazer a sua parte”, disse o presidente da Associação dos Mototaxistas de Curionópolis, Antônio da Silva.
ASCOM/PMC