Parceria entre Vale e UFRA viabiliza recursos para projeto sobre Percepção da Atividade de Mineração e Sustentabilidade em áreas rurais de Parauapebas

No último dia 04 de novembro, foram iniciadas as atividades do projeto Mineração e Sustentabilidade em Carajás (MISUC). O Projeto é fruto de uma parceria entre a Vale S.A e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PGAGRO-UFRA) e Campus UFRA Parauapebas. A equipe de gestão e execução é composta pelos professores Marcos Antônio Souza dos Santos (PGAGRO), João Paulo Borges de Loureiro e Marcos Rodrigues (UFRA – Campus Parauapebas).

O projeto visa realizar uma série de diagnósticos na cidade de Parauapebas, maior produtor nacional de minério de ferro, a respeito da percepção da população local sobre a atividade mineral, grau de conhecimento a respeito das obrigações legais das empresas mineradoras, conceitos de sustentabilidade, além de levantamentos nas comunidades rurais do município com a finalidade de desenvolver metodologia para estimar o Índice de Sustentabilidade Rural de Parauapebas (ISRP).

O professor João Paulo Loureiro destaca que essa é uma excelente oportunidade de mostrar o potencial das parcerias entre a UFRA e empresas que atuam na Amazônia, contribuindo para geração de conhecimentos, além de orientar ações institucionais e corporativas em prol do desenvolvimento local sustentável. O professor Marcos Antônio Santos ressaltou que durante os três anos de execução o projeto vai permitir, além das ações de pesquisa, a formação de estudantes de graduação e pós-graduação reforçando o capital o humano regional.

João Coral, Gerente Executivo da Regional de Sustentabilidade Norte da Vale, afirma que o projeto está alinhado aos princípios e políticas de sustentabilidade da empresa e às agendas regionais e globais, como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

Ao todo serão investidos pela Vale, R$ 320.000,00 alocados em bolsas de iniciação científica e doutorado, além do custeio das pesquisas de campo entre os anos de 2019 e 2022. Também estão previstos a realização de dois simpósios para ampla divulgação dos resultados do projeto e debate sobre a temática entre membros da empresa, universidade e comunidade em geral.

Informações:
Prof. Me. João Paulo Borges de Loureiro
E-mail: [email protected]