História de Serra Pelada é contada pela lente de jovens da Vila

Jovens rememoram a história de pioneiros em Serra Pelada. Crédito: Museu da Pessoa

Pré-estreia das produções acontecerá em festival cultural na comunidade

Duas produções sobre Serra Pelada contadas por personalidades e pelos jovens da própria Vila estão prestes a serem lançadas. A primeira é a pré-estreia da série “Diz Aí Juventudes” – uma parceria entre Vale e Fundação Roberto Marinho -, que chega ao Canal Futura em dezembro e também estará disponível no Globoplay. A segunda fará parte do Museu da Pessoa, plataforma virtual acessível para todo mundo. Ambas terão suas pré-estreias nos dias 16 e 17 de dezembro, no ginásio da Praça da Juventude, em festival cultural com programação diversificada e que marcará, também, a culminância de projetos desenvolvidos na região, com investimentos da Vale, parceiros e apoio da Prefeitura Municipal.

No dia 16 de dezembro, a partir das 9h, acontecerão aulões abertos para a comunidade, palestras, dinâmica sobre alimentação saudável, além de serviços de saúde e de cidadania (emissão de RG, atualização de CadÚnico etc.). Já a partir das 18h30, a Ciranda com Bordadeiras de Serra Pelada, que foram capacitadas pelo projeto Bordando a Paz, apresenta ao público o talento de suas criações dando forma e vida ao artesanato local. Também os Jovens Sonhadores, grupo de teatro de Serra Pelada, encantará o público com esquete sobre juventude e futuro.

Jovens rememoram a história de pioneiros em Serra Pelada. Crédito: Museu da Pessoa

Para fechar esse dia, será exibido o episódio Serra Pelada para a pré-estreia da série de curta documentários “Diz Aí Juventudes”, que chega ao Canal Futura em dezembro e, também, estará disponível no Globoplay. Fruto de uma cooperação técnica entre Vale, Fundação Roberto Marinho e Canal Futura, o Programa Diz Aí beneficiou mais de 100 jovens no Pará, Maranhão e Amazonas. O grupo com idade entre 13 e 29 anos participou de oficinas de formação ao longo de seis meses, com profissionais do audiovisual, de mídias digitais e educadores que trabalharam pautas transversais de direitos humanos, equidade de gênero e raça e os objetivos de desenvolvimento sustentável.

A cooperação visa ampliar, em todo o país, o alcance das informações e dos conteúdos sobre o enfrentamento à pobreza. Entre os objetivos do projeto Diz Aí estão a formação e mobilização de juventudes, documentação e difusão de conteúdos relacionados à temática.
Já no 17 de dezembro, continua a prestação serviços de saúde e cidadania para os moradores da vila e também durante o dia, será realizado pela primeira vez um roteiro experimental do projeto de Turismo Comunitário e ainda atividade aberta do grupo das bordadeiras de Serra Pelada.

No começo da tarde, acontece a abertura da exposição virtual produzida por 16 jovens da Vila, que entrevistaram 20 pioneiros para compor o acervo das histórias de vida de Serra Pelada. O vídeo é um misto de história, emoção, lembranças e um olhar para o futuro da comunidade pela lente, escrita e narrativa dos jovens moradores do local. Realizado pelo Museu da Pessoa, o projeto é uma iniciativa com patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Maria de Fatima Rodrigues Leite é educadora em Serra Pelada e conta que participar da formação do Museu da Pessoa foi enriquecedor. “Para mim está sendo uma ótima experiência como educadora, veio acrescentar ainda mais conhecimento e ampliou em muito o meu olhar sobre as pessoas da minha comunidade, a nossa história e os nossos jovens com seus tantos sonhos e para mostrar como nossa comunidade humilde e acolhedora tem ainda grande potencial para crescer”, resume Fátima.

Toda programação nos dois dias, 16 e 17 de dezembro, é gratuita e aberta ao público.