Os sete alunos das Escolas Públicas Municipais de Marabá vencedores da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), foram recebidos na manhã desta sexta-feira (21), pelo prefeito de Marabá Sebastião Miranda Filho, em seu gabinete.
Os alunos foram acompanhados dos pais e também pelos gestores das escolas premiadas. O aluno Shauã Reis Fernandes, da Escola Oneide de Souza Tavares, é o único medalhista de ouro da olimpíada em Marabá. Ele foi acompanhado pelos demais medalhistas, como a estudante Ágila Keyllane Ferreira, 13 anos, da Escola Darcy Ribeiro, medalha de prata.
“Foi algo muito inesperado essa notícia, imaginei em ganhar menção honrosa, mas a medalha de prata foi muita surpresa e a emoção em casa foi inexplicável. Agora vou me preparar para chegar ao ouro pois a matemática sempre gostei de fazer”, disse a estudante Ágila Keyllane, medalha de prata.
Até o quinto ano do fundamental, Shauã Reis Fernandes, sempre conquistou a nota máxima em matemática e disse que a prova da OBMEP foi um grande desafio para ele, devido ao volume de questões que o aluno ainda não havia tido contato com elas.
“Eu estava em casa e aí chegaram me informando que havia recebido medalha de ouro e fui pra escola muito nervoso e isso foi bom pra todo mundo e a matemática eu acho a disciplina mais fácil de lidar e pra mim as duas provas foram dois desafios porque havia questões que nunca tinha visto e fiquei muito nervoso. Fui o último a entregar a prova”, relatou Shauã Reis.
Para a secretária de Educação de Marabá, professora Marilza Leite, o resultado é fruto de um esforço conjunto de incentivo e melhorias na educação básica que o município vem passando.
“Esse é um momento especial um momento que saímos de dois anos complicado e começando o ano com enchentes e você pode ter certeza que a educação de Marabá nunca desistiu e sempre confiando na capacidade de nossos alunos e professores e com sempre acreditando na transformação pela educação e esses alunos vão servir de inspiração para todos os alunos de Marabá”, destacou Marilza Leite.
Prefeito Sebastião Miranda, ficou bastante feliz ao receber os alunos destaques em matemática das escolas públicas. “Apesar de todas as dificuldades, vocês trouxeram medalhas para Marabá e são o grande exemplo para nossa cidade, pois acho que a educação é o começo de tudo porque todos os países que investiram em educação foram países que cresceram e se desenvolveram. Temos que investir muito em educação porque ela transforma a vida das pessoas para melhor e quando vejo tudo isso acho super legal e me motiva a cuidar mais da educação em nossa cidade”, destacou o prefeito Tião Miranda.
OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais: Estimular e promover o estudo da Matemática; Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade entre outros.
O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio. Em 2019, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada.
Os demais medalhistas da 16ª OBMEP em Marabá foram:
· Matheus de Castro Castanheira (Escola Alvorada), instituição de ensino privada. Medalha de Prata
· Gabriele de Sousa Ferreira (Escola Darcy Ribeiro) Medalha de Bronze
· Gleidson dos Santos Silva (Escola Inácio de Souza Moita) medalha de Bronze
· Michele Dionisio Souza (Escola Deuzuita Albuquerque) Medalha de Bronze
· Luiz Guilherme Mota Pardo (Escola Anisio Teixeira) Medalha de Bronze
· Josias da Cruz Silva (Escola Teresa de Jesus Rodrigues) Medalha de Bronze.