Primeiro ano de gestão foi de organização e ações importantes em Eldorado

O primeiro passo para equilibrar o município de Eldorado do Carajás, foi conhecer os problemas herdados. O mais urgente foi sanear a folha de pagamento dos servidores da Educação, visto que gestor anterior não deixou regularmente adimplidas, nem empenhadas e registradas em restos a pagar os proventos dos profissionais.

A herança resultou em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o município e o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), ato esse que deixou explicito o não cumprimento por parte do ex-prefeito, já que o MP expressa no Termo que: “DESTA MANEIRA, busca-se no presente termo, a constituição de ato contábil/orçamentário não constituído pelo Gestor Sucedido”.

No mesmo documento o MP destaca que houve satisfação no entendimento com a atual prefeita Iara Braga, veja o que diz ainda o promotor Emerson Costa de Oliveira: “Em reunião extraordinária, restou-se por satisfeito o entendimento de que o Gestor Sucessor deve empenhar a folha de pagamento de dezembro/2020 dos servidores públicos pertencentes à SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO”.

Vale frisar que na ainda na Educação o município integrou o Forma Pará que levou para a cidade o curso de Engenharia Civil, além disso para preparar os moradores a concorrer as vagas do ensino superior a gestão promoveu cursinho popular aos alunos.

Cumprida a obrigação a atual gestão ainda tomou outras ações de grande relevância, como a recuperação de estradas vicinais importantes, recuperação e asfaltamento de vias públicas na sede do município, construção de espaços de lazer.

Ações de limpeza pública também ganharam destaque, promovendo uma ação integrada entre secretarias municipais e os moradores que devem manter os resíduos em locais adequados para coleta e ainda manter limpos seus terrenos privados. Já as vias e espaços públicos tem sido mantido continuamente com ação da gestão.

Além das obras e cuidados estruturais Iara Braga tem buscado junto a órgãos competentes serviços e recursos para o desenvolvimento econômico de Eldorado. No empreendedorismo, por exemplo, uma das ações elencadas foi o “Programa Avança Eldorado”, lançado concomitantemente com a inauguração da Sala do Empreendedor do Sebrae. A sala vai ofertar serviços diversos do Sebrae, facilitando a vida dos empreendedores, que agora poderão resolver suas demandas no próprio município.

Também voltado aos negócios, geração de emprego e renda, Eldorado do Carajás deve ganhar um Distrito Industrial, a ideia é aplicar um modelo existente em outros municípios, ajustando a realidade de nossa cidade. Esse projeto deverá ser encaminhado em breve à Câmara Municipal para ser votado pelos vereadores e assim dar seguimento com a implantação.

Outras diversas ações foram desenvolvidas pela gestão municipal, e podem ser conferidas na rede social da Prefeitura Municipal, para ver CLIQUE AQUI!

Vacinação – Em se tratando de vacinas o município vem se empenhando para chegar à 100% da população vacinada, disponibilizando as vacinas em postos de saúde e em ações itinerantes, buscando promover fácil acesso e proteção a todos os cidadãos.