Projetos sociais estruturantes alinhados às ODS da ONU e à Agenda ESG estão transformando vidas

Ações sociais da mineradora Ligga são aprovadas pela comunidade e reforçam o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável

Em um mundo cada vez mais atento às questões socioambientais, as empresas são convidadas a desempenhar um papel ativo na transformação positiva das comunidades onde operam. A exemplo do que vem fazendo a mineradora Ligga, que mesmo ainda operando uma planta experimental de pequeno porte comparado às grandes mineradoras, e com pouco menos de dois anos de instalação; já demonstra sua forte vocação social com a realização de diversos projetos de grande transformação na vida das pessoas das comunidades beneficiadas.

Nesse contexto, a Ligga já atua como um indutor para o desenvolvimento social local, de forma estruturante e transformadora, focando em projetos de impacto real a médio e longo prazos, promovendo desenvolvimento e avanços sociais concretos para as pessoas das comunidades vizinhas.

A mineradora Ligga, desde sua entrada em operação na região de Parauapebas (PA) em junho de 2022, tem adotado uma abordagem proativa em relação às suas responsabilidades sociais e buscando estabelecer uma conexão de respeito genuíno com as comunidades ao seu redor. Seus projetos customizados de transformação social têm impactado positivamente a vida de muitas pessoas, promovendo principalmente inclusão social, educação e capacitação voltada para o estímulo ao empreendedorismo e o desenvolvimento econômico das pessoas beneficiadas, incluindo as mulheres com um projeto especialmente destinado a elas, o Projeto RevELLA; entre outros projetos relevantes.

“É importante ressaltar que as ações sociais da Ligga não acontecem na forma de projetos pré-estabelecidos; mas são desenvolvidas de forma customizada, levando em consideração as necessidades e as realidades específicas das comunidades, que são ouvidas através de visitas domiciliares e reuniões com moradores e com lideranças (organizações sociais da região) feitas regularmente pela nossa equipe social. Assim nasce o diagnóstico social que serve de base para todos os projetos que executamos. Esse enfoque participativo e adaptativo garante uma maior eficácia dos projetos realizados, proporcionando benefícios mais concretos às pessoas e fortalecendo os laços entre a empresa e as comunidades do nosso entorno” explica Jairo Leal, responsável pelas Relações Institucionais e Comunitárias.

PROJETOS SOCIAIS DA LIGGA ESTÃO ALINHADOS À AGENDA ESG (SOCIAL, GOVERNANÇA E MEIO AMBIENTE) E AOS ODS – OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEIS DA ONU

Os projetos sociais alinhados com a Agenda ESG (Ambiental, Social e de Governança) têm como foco a sustentabilidade e a transformação social a médio e longo prazos. E são concebidos para abordar os desafios sociais e ambientais enfrentados pelas comunidades onde a empresa opera, visando não apenas mitigar eventuais impactos negativos, mas acima de tudo, promover mudanças positivas e duradouras para as comunidades.

“A abordagem social da mineradora Ligga se dá nesse modelo, com projetos alinhados à agenda ESG e com iniciativas também focadas nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis) da ONU; através de projetos sociais que priorizam educação; capacitação profissional, empreendedorismo feminino; saúde, bem-estar e cidadania; esporte e desenvolvimento de habilidades para impulsionar o progresso social e econômico a longo prazo nas comunidades. É assim que demonstramos na prática, que é possível gerar valor tanto para o negócio quanto para a sociedade, por meio de ações sociais responsáveis e sustentáveis. Há muitos pedidos que não conseguimos atender, temos nossas limitações mas sabemos que estamos no caminho certo e nada melhor como prova disso, recebermos relatos positivos e a aprovação direta das pessoas beneficiadas. Mantendo um diálogo sempre aberto e respeitoso com a comunidade seguiremos nessa linha, na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo” declarou o CEO da mineradora Ligga, engenheiro Gerson Petterle.

DO RESPEITO E ESCUTA ATIVA DAS COMUNIDADES À REALIZAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS QUE ESTÃO MUDANDO VIDAS

A atuação social da mineradora Ligga no ano de 2023 foi muito positiva e conta com a aprovação das comunidades beneficiadas, em vários eixos de atuação da empresa; que estabelece a integração de diretrizes de desenvolvimento sustentável do negócio à responsabilidade social empresarial.

Um dos grandes destaques do Programa de Gestão Social (PGS) da LIGGA se dá no eixo Educação; visando melhorar a qualidade do ensino e oferecer oportunidades educacionais mais amplas para os jovens da região. Trata-se do Projeto “Liggando as Letras”, que consiste na oferta de reforço pedagógico nas disciplinas de português e matemática, para alunos do ensino fundamental (6º a 9º ano) da escola UEEF João Evangelista Araújo de Oliveira, em Palmares Sul, Parauapebas. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e as famílias dos alunos, esse projeto beneficiou diretamente 60 crianças em 2023, proporcionando um forte avanço na performance desses alunos em processo de alfabetização e letramento em matemática – disciplinas básicas para todo o futuro escolar. A Ligga entra com a contratação de duas professoras (uma delas moradora da própria comunidade); e disponibiliza também todo o material escolar (camisa, mochila, caderno, lápis, borracha) e pedagógico (livros, jogos pedagógicos, etc); além da oferta de lanche saudável e ações de integração das famílias nas ações sociais da empresa. A aferição dos resultados se dá via avaliação trimestral, por meio de indicadores quantitativos e qualitativos. E em 2023, os resultados foram impressionantes para todos os envolvidos: Foi registrado um avanço da turma em matemática da ordem de 96% e de 93% em português.

“Foi maravilhoso recebermos esse projeto de iniciativa da Ligga. Estávamos num momento pós – pandemia com os alunos apresentando sérias defasagens e com o Liggando as Letras eles não apenas melhoraram na leitura, escrita e na matemática, como também ficaram mais motivados para os estudos, pela didática bem lúdica do programa, com jogos e brincadeiras. São alunos agora mais seguros e mais interessados em sala de aula. Somos só gratidão à Ligga por nos trazer esse projeto que é super aprovado por todos os alunos, pela escola e pelas famílias” declarou a Profa. Elizângela Abreu, Diretora da UEEF João Evangelista Araújo de Oliveira, onde acontece o projeto, com duas turmas.

Outro eixo de destaque é o Esporte. A empresa criou e promove em Curionópolis o Projeto “Ligga Campeã”, a primeira escolinha de futsal voltada para o público feminino na região. O objetivo é, através da prática esportiva, promover o apoio ao desenvolvimento físico, mental e emocional de meninas, estudantes de escolas públicas da cidade, com idade de 10 a 16 anos. A Ligga se responsabiliza pela contratação de instrutora técnica e auxiliar técnica, além de fornecer todo o material esportivo e lanche saudável às atletas das comunidades (Centro, Jardim Panorama, Miguel Chamon Bandeirantes, Bairro da Paz, Vila Rica, Frey Henry, Planalto e Alto da Glória); em treinos semanais que acontecem no contraturno escolar, na quadra poliesportiva da Escola Municipal Santos Dumont. Em 2023 esse projeto beneficiou 50 meninas que não apenas despertaram o gosto pelo futsal, mas acima de tudo, estão com mais qualidade de vida e melhor saúde mental, segundo atestam seus pais e a treinadora Milka Lima Correia:

“Acreditamos no esporte como um alicerce de vida, e a escolinha Ligga Campeã se revelou como um verdadeiro antídoto contra a depressão reportada por várias alunas. Esse projeto trouxe mais disciplina e qualidade de vida às meninas, e está despertando grandes sonhos, o que com certeza já mudou para melhor a vida dessas atletas” confirmou a treinadora Milka.

“Graças a Deus fomos beneficiados com esse projeto pela Ligga. Minha filha Maria Vitória é outra desde que começou a treinar. Está sempre empolgada, não perde os treinos e melhorou muito nos estudos e no comportamento em casa” atestou a atendente de caixa Jeniffer Santos, mãe da jogadora Maria Vitória.

A empresa também investe em capacitação profissional e geração de renda, preparando os moradores locais para futuras oportunidades de emprego não só dentro da própria empresa, mas também em outras áreas do mercado de trabalho em geral. Trata-se do Projeto Ligga Capacita; focado na oferta de cursos para moradores das comunidades, visando ampliar a quantidade de moradores com certificação em cursos nas áreas mais demandadas na região. As ações acontecem em parceria com órgãos como Sebrae, Acessuas e Secretaria Municipal de Assistência Social; com a Ligga disponibilizando toda a estrutura física necessária e a logística para que os cursos cheguem até a comunidade com a realização de aulas teóricas e práticas. Todos os cursos são devidamente reconhecidos, com emissão de certificação. Em 2023 foi ofertada uma Oficina de Preparação ao Mercado de Trabalho, que formou 27 moradores das comunidades Chacreamento Serra do Vale, 3 Corações, Vicinal 3, Muro de Pedra; que foram capacitados com habilidades gerais para uma entrada no mercado de trabalho com maiores chances de empregabilidade, além de conhecimentos gerais sobre empreendedorismo.

Para José da Rocha Lima, Pres. da Ass. Vale da Serra, a aprovação da comunidade foi total às iniciativas da mineradora:

“Nossa comunidade nunca foi beneficiada com ações assim antes da Ligga. Todos nós estamos muito satisfeitos com a forma como a Ligga vem atuando e cuidando de nós” disse o líder comunitário.

Nesse mesmo eixo de capacitação profissional, mas como foco especial no estímulo ao empreendedorismo feminino e economia solidária, a Ligga criou e executa com sucesso o Projeto RevELLA; que atua na promoção de ações de capacitação, geração de renda, educação, saúde e bem-estar do público feminino; em ações realizadas junto ao Sebrae e outros órgãos. Em 2023, o RevELLA beneficiou um total de 45 mulheres da região; com a oferta de duas diferentes capacitações: Oficina de Preparação ao Mercado de Trabalho e Empreendedorismo, realizada em junho de 2023, beneficiando 18 alunas; e no Curso de Gestão de Negócios, que aconteceu na sede da planta experimental da Ligga no último mês de dezembro de 2023; formando 27 mulheres, que agora se declaram mais empoderadas e mais seguras para seguirem como microempreendedoras.

“O RevELLA é muito significativo para todas nós mulheres da região, pois os cursos nos ajudam a melhorar nossos conhecimentos e assim, podemos crescer e produzir mais. Precisamos muito desse tipo de apoio” disse a agricultora Lucilene Santos de Matos.

E por fim, mas não menos importante, a mineradora também atua nos eixos de Saúde, Cidadania e Bem Estar com o Projeto Ligga Comunidade; que em 2023 realizou um total de 870 atendimentos em 3 ações distintas, com a oferta de serviços gratuitos de Saúde e Cidadania em parceria com diversos órgãos públicos. Essas ações visam promover e facilitar o acesso aos serviços básicos de saúde, cidadania e bem estar a todos os moradores das comunidades do entorno da zona rural; que sempre reclamam de grandes dificuldades para se deslocaram até o Centro da cidade em busca desses serviços. Ao abrir as portas da planta experimental para receber os vizinhos nesse tipo de ação, a Ligga estreita o relacionamento com as comunidades e promove a inclusão social com respeito e dignidade a essas pessoas. Dentro do Ligga Comunidade, também foram realizadas ações sociais em celebração ao Dia da Família, Dia das Crianças e Natal, com ações recreativas e distribuição de cestas básicas e kits natalinos, totalizando 1.220 pessoas beneficiadas.

“Somos muito gratos à Ligga pois desde o início quando nos procuraram e começamos um diálogo, eles queriam saber o que a gente mais precisava. É uma parceria importante e sem a ajuda da Ligga muita coisa que já conquistamos não seria fácil para nós. Aqui na zona rural tudo é mais difícil” resumiu Gessiane da Silva Lima que está à frente do grupo “Mulheres Criativas” e que sempre participa das ações da mineradora.