Promotoras de Justiça visitam projetos de assentamentos em Marabá

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), durante os dias 09 e 10 de janeiro,representado pelas Promotoras de Justiça Alexssandra Muniz Mardegan (titular da 12ª PJ Agrária de Marabá) e Josélia Leontina de Barros Lopes (titular da 8ª PJ de Marabá) realizaram visita aos Projetos de Assentamentos Alegria e Três Ilhas, ambos localizados na zona rural de Marabá. As ações são fruto do Programa Raízes Sustentáveis, o qual fomenta diversos projetos que impactam diversas comunidades rurais e tradicionais dos 23 municípios abrangidos pela 3ª Região Agrária de Marabá.

O objetivo das visitas foi averiguar a viabilidade da continuidade e os impactos alcançados pelos diversos projetos fomentados no ano de 2023, em parceria com a Secretaria de Agricultura de Marabá (SEAGRI).

Ao visitarem o Projeto de Assentamento Alegria, o qual está situado a cerca de 30 km do centro urbano de Marabá, as promotoras de justiça tiveram a oportunidade de verificar os benefícios, diretos e indiretos, gerados pela destinação de estacas de madeiras apreendidas, as quais foram utilizadas no plantio de maracujá e de outras culturas frutíferas, colaborando com o fortalecimento de diversos agricultores familiares.

“A destinação de estacas de madeiras apreendidas foi uma iniciativa inovadora que permitiu a ampliação da produção em favor de agricultores familiares”, destacou a Promotora de Justiça Alexssandra Mardegan. “Além de gerar renda em favor dos produtores rurais, a iniciativa também contribuiu para o aproveitamento sustentável de madeiras apreendidas, decorrência de crime ambiental, utilizando-as no cultivo sustentável em detrimento de virar descarte”, acrescentou a PJ Josélia Leontina de Barros Lopes.

As Promotoras de Justiça também verificaram os impactos gerados pelo fomento dos produtores de açaí e banana, bem como as atividades de avicultura, piscicultura de tanque escavado e suinocultura, todos em parceria com a SEAGRI, o que demonstra que os projetos de fomento da agricultura familiar têm sido fundamentais para a melhoria da qualidade de vida dos moradores dos projetos de assentamentos.

Na visita ao PA Três Ilhas, por seu turno, distante cerca de 20 km da zona urbana marabaense, as representantes do MPPA tiveram a oportunidade de visualizar os impactos no crescimento dos projeto de Apicultura e de Tanque Suspenso, que também contou com a parceria da Secretaria de Agricultura de Marabá.

Ao final das visitas, as Promotoras de Justiça destacaram a importância da parceria entre o MPPA e a SEAGRI para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar em Marabá. 

Texto e fotos: PJ de Marabá/ com edição da Ascom MPPA