Promotoria de Justiça de São Geraldo do Araguaia promove evento do Maio Laranja

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio, a Promotoria de Justiça de São Geraldo do Araguaia, por meio do promotor de Justiça Erick Fernandes, realizou, um evento educativo e cultural voltado à conscientização e ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. A ação foi realizada em parceria com o Poder Judiciário, representado pelo Juiz de Direito Antônio José dos Santos, e contou com o apoio de diversas instituições locais.

A programação incluiu roda de conversa com autoridadesapresentações culturais e esportivas desenvolvidas por alunos da rede municipal de ensino — como coreografias, peça teatral, orquestra, jiu-jitsu e capoeira —, além da distribuição de lanches e o sorteio de 15 bicicletas, arrecadadas com o apoio de profissionais liberais, da subseção da OAB de São Geraldo do Araguaia, do Poder Legislativo Municipal e de empresas do setor privado.

Durante todo o evento, foi dada ênfase à importância da denúncia como ferramenta essencial para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Diversos momentos da programação — incluindo falas das autoridades e apresentações educativas — reforçaram os canais oficiais de denúncia, como o Disque 100, o Conselho Tutelar, o Ministério Público e a delegacia local. A orientação ao público buscou informar, sensibilizar e empoderar a comunidade para agir diante de qualquer suspeita ou confirmação de abuso, promovendo a proteção integral das vítimas.

O evento contou com a presença do Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Cézar Colares, da Secretária Municipal de Educação, Carleny Botelho, da Secretária Municipal de Assistência Social, Suely Andrade, bem como do Vereador Douglas Costa, representando o Poder Legislativo.

Durante sua fala, o Juiz de Direito Antônio José dos Santos destacou a importância da orientação sobre os canais de denúncia e apoio disponíveis às vítimas: “É essencial que crianças e adolescentes saibam a quem recorrer em casos de abuso ou exploração”.

Promotor de Justiça Erick Fernandes reforçou o papel dos órgãos que compõem o sistema de justiça e da sociedade como um todo na prevenção e no combate à violência sexual infantojuvenil: “A proteção de crianças e adolescentes exige o compromisso contínuo e articulado de todos. Somente com responsabilidade coletiva podemos garantir um ambiente seguro e saudável para o seu pleno desenvolvimento”.

A campanha Maio Laranja visa mobilizar e sensibilizar a sociedade para o enfrentamento dessa violação de direitos, fortalecendo redes de proteção e promovendo ações educativas em todo o país.

Texto e fotos: Promotoria de Justiça de São Geraldo do Araguaia

Fonte: MPPA