Na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (17), o vereador Rafael Ribeiro (MDB) apresentou duas indicações, com solicitações voltadas para o fomento da economia local e melhorar a assistência em saúde na zona rural.
Banco do povo
Na Indicação nº 521/2021, Rafael sugeriu a criação de uma linha de crédito, via Banco do Povo, para os batedores de açaí, por meio da Associação dos Batedores de Açaí de Parauapebas (Abap).
“Neste momento, precisamos apoiar a agricultura familiar, oferecendo recursos para que os produtores rurais possam trabalhar com segurança e tecnologia, contribuindo com o desenvolvimento do setor em nosso município. Com esta indicação, busco auxiliar em soluções para melhoria do setor, evitando a falta de dinheiro para custeio da safra e auxiliar no pagamento de financiamento de máquinas”, informou o vereador.
Caso seja necessário, Rafael sugeriu ainda que seja feita a postergação e renegociação de valores antes concedidos pelo Banco do Povo, com taxas de juros baixas ou zero, se possível, e boa carência para início do pagamento.
“Estas medidas sendo acatadas serão de grande conquista para os produtores de açaí de Parauapebas. Estamos vivendo uma situação inesperada, uma crise causada e não queremos que famílias sejam mais impactadas”, justificou.
Ambulância
Em seguida, Rafael Ribeiro apresentou a Indicação nº 522/2021, solicitando a aquisição de uma ambulância para a Vila Cedere I.
Na justificativa do pedido, o parlamentar enfatiza que este tipo de veículo é uma peça fundamental para o atendimento pré-hospitalar, pois possui equipamentos essenciais para os primeiros socorros, permitindo o transporte de pacientes com segurança e a mobilização necessária para o hospital mais próximo.
“A aquisição de uma ambulância vai atender às demandas do povo de Cedere I, pois com atendimento mais rápido e de qualidade vidas serão salvas, e se faz necessário, pois, além da comunidade não ter uma unidade de pronto atendimento, está distante do centro da zona urbana de Parauapebas, o que infelizmente causa uma maior demora no atendimento, e quando se trata de saúde, cada segundo é importante”, argumentou Rafael Ribeiro.
Aprovação
As duas indicações de Rafael Ribeiro foram aprovadas e enviadas para o prefeito Darci Lermen. A primeira, com cópias para as secretarias municipais de Produção Rural e de Desenvolvimento, e a segunda, à pasta da Saúde.
Texto: Nayara Cristina
Revisão: Waldyr Silva
Fotos: Felipe Borges