Cuidados com a saúde animal e processos de certificação são essenciais para garantir que todos estejam alinhados com as novas exigências do mercado.
Hago Costa, médico veterinário da Sempror, destaca a importância desse retorno.
“O produtor que tiver interesse em ter assistência técnica, seja do veterinário, do agrônomo ou do zootecnista, deve entrar em contato com a Sempror. Hoje, estamos fornecendo atendimentos clínicos e emergenciais para gado de corte e leite. O primeiro passo é realizar ou atualizar o cadastro na secretaria e, em seguida, agendar os serviços disponíveis.”
Ele também explica que, no caso de um serviço como a castração eletiva, a secretaria fornece o nome dos medicamentos necessários, e o produtor fica responsável pela compra. “Esse atendimento é fundamental para garantir o bem-estar dos animais e a produtividade das propriedades”, acrescenta Iago.
Daniel Souza, um produtor rural local, não hesita em ressaltar a importância desse suporte: “Esse serviço é de suma importância, principalmente para nós, pequenos produtores. Ter o apoio da prefeitura e da Secretaria, por meio desses atendimentos técnicos, já fez diferença para nós. Conseguimos realizar correções de gabarro em vacas e capação em bovinos com a ajuda dos profissionais.”
Daniel também elogia a eficiência do atendimento: “Toda vez que acionamos, desde que o serviço retornou, temos recebido pronto atendimento. Isso é excelente!”
Vale lembrar que essa iniciativa estava parada por mais de dois anos, e a nova gestão municipal tem priorizado o apoio aos produtores, reconhecendo a relevância deles para a economia local. O prefeito Aurélio Goiano expressou sua satisfação com essa retomada: “Estamos comprometidos em apoiar nossos produtores rurais, pois sabemos que eles são essenciais para o desenvolvimento de Parauapebas.”
Os produtores que desejam acessar os serviços podem entrar em contato pelo telefone (94) 99273-0726 ou visitando pessoalmente a Sempror, localizada na Rodovia Faruk Salmem, quadra I, lote 3-8.
Reportagem: Ana Freitas
Fotos: Irisveston Silva
Assessoria de Comunicação/PMP 2025
Fonte: Prefeitura de Parauapebas-PA