Uma discussão em saúde, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e realizada nesta terça-feira, 24, no PSF Planalto, reuniu a comunidade para falar sobre o Setembro Amarelo – mês dedicado à prevenção do suicídio.
A equipe de saúde preparou a unidade com lindas mensagens sobre a valorização da vida e decorações para receber dezenas de pessoas que acompanharam, atentas, as informações ministradas pelo psiquiatra que atua no município.
“Aprendi sobre importância de falar e também ser sensível para ouvir o outro, só assim podemos ajudar a quem precisa, porque muitas pessoas passam por sofrimentos diferentes”, disse a moradora Angela Maria.
“Promovemos essas palestras com objetivo de ajudar a comunidade a entender e tirar dúvidas sobre um tema pouco discutido, que é o suicídio, mas que é um assunto de saúde pública. Precisamos garantir para quem passa por sofrimentos intensos ajuda necessária, para que elas resgatem o prazer de viver”, explicou a secretária de Saúde Kelma Oliveira.
Como ajudar ou receber ajuda?
Se você está – ou conhece alguém – sem esperanças, pensando que não existe saída, que não vale mais a pena viver, preste atenção, não ignore um pedido de ajuda ou busque ajuda. Em Curionópolis é possível encontrar apoio nos seguintes locais:
- Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Jardim Panorama
- Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Bairro da Paz
- Unidades Básicas de Saúde Centro, Planalto e Rio Grande do Sul
Ou você pode ligar para o Como Vai Você (CVV) – disque 188, qualquer hora, qualquer dia. Falar é a melhor solução!