O 1º Batalhão de Polícia Rural da PM do Pará inaugurado, na manhã de sexta-feira, 19, na Vila São José, distante 8 quilômetros do centro de Marabá, dispõe de estrutura de qualidade para a realização das operações militares.
O ato contou com a presença do Comandante Geral da Polícia Militar do Pará, Coronel Dilson Souza Júnior e do Chefe de Gabinete da Prefeitura de Marabá, Walmor Costa, representando o prefeito Sebastião Miranda Filho.,
A atuação será de forma extensiva junto aos produtores e trabalhadores rurais da região, com objetivo de prevenir possíveis conflitos fundiários. Para isso, o Batalhão vai mapear as áreas através de um serviço de georreferenciamento e visitar as propriedades rurais para levantamento de dados.
“Nós moramos numa área de conflito. Essa ação do Governo do Estado de colocar esse primeiro Batalhão aqui em Marabá, serve como um divisor de água para segurança no campo, pois ele não vai agir de forma repressiva, vai anteceder ao problema através de monitoramento e isso vai mitigar e muito os problemas e os conflitos agrários na região”, destaca Walmor Costa, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Marabá.
O 1º Batalhão de Polícia Rural foi criado a partir da Lei Complementar n. 153 de 1º de julho de 2022 com um efetivo inicial de 50 policiais militares. Todos os militares participaram do 1º curso de Patrulha Rural Georreferenciada, realizado no município de Santa Izabel do Pará, em junho deste ano.
O comando do efetivo rural ficará com o Tenente Coronel Hélio Oeiras Formigosa.
“Passamos por um curso numa área que já tem histórico de conflitos e fomos preparados para fazer esse trabalho de forma extensiva, em toda essa região com serviço de georreferenciamento. Vamos criar um banco de dados para efetivas ações e trabalhar num primeiro embate com o serviço de prevenção de conflitos”, explicou Tenente Coronel Hélio Oeiras.
Durante a cerimônia de inauguração diversas autoridades militares e civis participaram do evento que contou também com a participação da comunidade da Vila. Para o Secretário Regional de Governo, João Chamon Neto, as ações efetivas aproximam o governo à população.
“O governo está contribuindo para que todas essas conquistas se materializem e estamos fazendo essa interlocução entre governo e população e pretendemos unir todos para o bem de todos. Hoje temos mais segurança no campo”, destacou.
Para o comando da PM no Pará, o Batalhão terá o trabalho de atenuar os conflitos com ações preventivas que possam atender aos anseios de todos os trabalhadores do campo, considerando o fato da região sudeste do estado, ser a de maior número de registro de conflitos fundiários.
“É importante mapear todas as propriedades rurais, pois vamos saber localizar para a lógica de uma atuação planejada e essa estratégia faz uma ação preventiva, pois vamos fazer visitas nas propriedades rurais e atender também todos os trabalhadores rurais”, esclareceu o Comandante da PM, José Dilson de Souza Júnior.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Elielton Cardoso