Com a intermediação da Coordenação do Polo Sudeste I da Região de Marabá do Ministério Público do Estado, um total de 20 participantes entre servidores da instituição, estagiários de nível médio e superior, militares e funcionários terceirizados participaram do Curso de Libras. O curso durou cinco dias e encerrou no último dia 17, no auditório do prédio das Promotorias de Justiça de Marabá.
O objetivo da atividade é o aprimoramento do atendimento às pessoas com deficiência auditiva pelos servidores do Ministério Público do Estado, com a aplicação do conhecimento adquirido pelos participantes no que tange às práticas da linguagem de sinais.
O Curso Básico de Libras foi oferecido pelo Núcleo de Acessibilidade, Educação e Saúde vinculado ao projeto PROEX da Universidade do Estado do Pará – Campus VIII/Marabá – NAES/UEPA ministrada pela interprete/professora Misserlani da Silva Moreira.
Durante os cinco dias houve interação, parte prática, com deficientes auditivos. Entre esses participantes estava a atendente/telefonista, Camila de Almeida Ferreira. “Nós, que lidamos diretamente com o público, esse curso de libras veio para aperfeiçoar a comunicação”, ressaltou Camila Ferreira.
O encerramento do curso foi uma grande confraternização entre os participantes. Houve a entrega de certificados e a participação de integrantes da população com deficiência auditiva da NAES/UEPA, que incrementam o curso com suas histórias de vidas e experiências do cotidiano.
Texto: Promotoria de Marabá, com edição da Ascom