O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) fiscaliza in loco obras de construção de redes de drenagens, terraplenagem e pavimentação asfáltica em Parauapebas. A auditoria está prevista nas ações do Plano Anual de Fiscalização de 2022 e sendo realizada pela Diretoria de Planejamento, Assessoramento, Monitoramento, Fiscalização e Controle Externo (DIPLAMFCE), por meio da Coordenação de Fiscalização Especializada em Meio Ambiente, Mobilidade, Mineração e Obras Públicas (CEMOP), em parceria com a 1ª Controladoria.
Durante a fiscalização das obras em Parauapebas que, em apenas um contrato, prevê o investimento de mais de R$ 26 milhões de reais, a equipe de auditoria está avaliando a compatibilidade da obra executada com o projeto básico, além de especificações técnicas e memorial descritivo, assim como, se a etapa de execução condiz com o cronograma físico-financeiro, medições e respectivos pagamentos, a qualidade da obra, entre outros dados.
O objetivo desse trabalho é acompanhar tempestivamente a execução das obras e dar mais efetividade às ações do controle externo exercido pelo TCMPA.