Ten-cel. PM Gledson e Lima Rodrigues estão entre os homenageados com a comenda municipal do Mérito Milton Martins

O plenário da Câmara Municipal de Parauapebas aprovou na sessão ordinária da última terça-feira (31) a concessão de uma comenda municipal do Mérito Milton Martins e quatro títulos de Cidadão Honorário a igual número de pessoas que contribuíram e/ou ainda contribuem com o desenvolvimento do município.

Mérito Milton Martins

A comenda municipal do Mérito Milton Martins foi proposta pelo vereador Israel Miquinha (PT), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 5/2022, ao jornalista e apresentador de televisão Josivaldo Lima Rodrigues, “em reconhecimento aos importantes serviços prestados a este município”.

De acordo com o parlamentar, Lima Rodrigues é natural de Marabá (PA), tem 62 anos de idade, foi criado em Imperatriz (MA), morou em Uberaba (MG) e Brasília (DF), e desde fevereiro de 2012 mudou-se para Parauapebas.

O homenageado produz e apresenta o programa Conexão Rural desde dezembro de 2011, com transmissão pela Rede TV de Parauapebas e pela parabólica, via TV Milagro Brasil, de São Paulo, e em vários sites.

Lima Rodrigues é formado em Comunicação Social (Jornalismo) pelo Centro Universitário de Brasília (Ceub), um dos fundadores da Academia Parauapebense de Letras e escreveu biografias de diversas personalidades da política, do esporte e da televisão em literatura de cordel. Já participou de coletâneas com poesias de sua autoria e lançou em 2017 o livro infantil “Pituco, o defensor dos rios e das florestas”.

Paralelamente ao jornalismo, Lima Rodrigues desenvolve trabalho social de localização de pessoas desaparecidas desde outubro de 2018, já localizou quinze pessoas desaparecidas e investiga cerca de 20 casos.

Por desenvolver trabalho social muito importante no nosso município, Lima Rodrigues, que já foi eleito Jornalista do Ano em 2012 e 2019, merece esta homenagem da Câmara de Vereadores”, declarou Israel Miquinha.

Título de Cidadão Honorário

Um dos títulos de Cidadão Honorário foi proposto por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 6/2022, de autoria ainda do vereador Israel Miquinha, ao filósofo e escritor Charles Trocate, “pelos relevantes serviços prestados no município de Parauapebas”.

O vereador explicou na justificativa da proposição que Charles Trocate é natural de Castanhal (PA), tem 45 anos de idade, chegou a Parauapebas em 1984, é membro do MST, foi vendedor de frutas, picolé, pão, calçados, engraxate, extrator de areia, marceneiro, cobrador de ônibus e goleiro de futebol.

O homenageado é também educador popular, editor, membro da Academia Sul-paraense de Letras e autor dos livros “Poemas de barricada” (2002), “Bernardo: meus poemas de combate” (2007), “Ato primavera” (2007) e “Quando as armas falam as musas calam?” (2017).

Em seu penúltimo livro, em coautoria com Tadzio Ceolho, “Quando vier o silêncio: o problema mineral brasileiro” (2019), o autor faz um balanço da questão mineral sob a ótica dos dois maiores desastres ambientais da história recente do país: os rompimentos das barragens em Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais.

Em setembro de 2021, Trocate participou como escritor estrangeiro da 21ª edição do Internationale Festival de Literatura de Berlim (Alemanha), na seção sobre arte e bioeconomia; e foi palestrante e conferencista em vários países, como Cuba, Equador, Inglaterra, Alemanha, Bilbao e Venezuela.

PDL nº 7/2022

No Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 7, de autoria do vereador Zacarias Marques (PP), o parlamentar propõe a concessão do título de Cidadão Honorário ao odontólogo Marco Aurélio Rodrigues Lopes Nascimento, “em reconhecimento aos importantes serviços prestados a este município”.

De acordo com o legislador, Marco Aurélio é natural de Araçatuba (SP), tem 44 anos de idade e chegou a Parauapebas em 2005 para assumir o cargo de odontólogo no Hospital Municipal, após ser aprovado em concurso público. Exerceu referida função pelo período de três anos e passou a trabalhar em diversas unidades de saúde nos bairros Altamira, Liberdade 1, Guanabara, entre outros, além da zona rural.

Em 2013, assumiu a coordenação de saúde bucal do município, onde permaneceu até janeiro de 2017. Trabalhou na fiscalização sanitária de consultórios e clínicas odontológicas por nove anos e em janeiro de 2020 assumiu a coordenação da Secretaria de Vigilância Sanitária, função que exerce até os dias atuais.

PDL nº 8/2022

O terceiro título de Cidadão Honorário foi proposto pelo vereador Ivanaldo Braz (PDT) por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 8/2022 ao ten-cel. PM Gledson Melo dos Santos, atual comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Parauapebas, “em reconhecimento aos importantes serviços prestados a este município”.

De acordo com o vereador, Gledson Melo tem 44 anos de idade, ingressou na Polícia Militar em 1999, foi declarado aspirante em outubro de 2001 e exerceu o comando do 23º BPM no período de 2001 a 2015, quando foi transferido para o 36º Batalhão de Polícia Militar/São Félix do Xingu, na função de subcomandante. Em 2019, voltou a assumir o comando do 23º BPM, onde permanece até a presente data.

Entre suas principais funções, Gledson foi comandante do Grupo Tático do 23º BPM no período de 2006 a 2010; comandante do Destacamento Policial Militar de Curionópolis de 2010 a 2013; subcomandante do 36º Batalhão de Polícia Militar (São Félix do Xingu) de 2015 a 2018; e chefe da 1ª Seção do Estado Maior do Comando de Policiamento Regional XIII de janeiro de 2018 a janeiro de 2019.

Recebeu várias condecorações pelos trabalhos realizados na PM, como Láurea do Mérito Pessoal (2009), Medalha de Bons Serviços – 10 anos (2010); Medalha do Mérito Tiradentes (2015), Medalha de Bons Serviços – 20 anos (2020); e Ordem do Mérito Policial Militar Cel. Fontoura Cavaleiro (2022).

PDL nº 9/2022

Por último, o vereador Ivanaldo Braz apresentou o Projeto de Decreto Legislativo nº 9/2022, propondo a concessão do título de Cidadão Honorário ao coronel PM José Dilson Melo de Souza Júnior, atual comandante-geral da Polícia Militar no Estado do Pará, “pelos relevantes serviços prestados no município de Parauapebas”.

Conforme justificou Braz na proposição, José Dilson tem 50 anos de idade e ingressou na Polícia Militar em 1992. Destacou-se como primeiro colocado nos três principais cursos da carreira de oficial na PM: Curso de Formação de Oficiais (CFO), Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e no Curso Superior de Polícia (CSP). É bacharelado em Direito e mestrado em Segurança Pública.

Ao longo de sua trajetória, o oficial exerceu várias funções que beneficiaram a região sudeste do Pará, como o município de Parauapebas. Recebeu várias condecorações, tais como Medalha General Ferreira Coelho (1993) – 1º Lugar no Curso de Formação de Oficiais PM (1993); Medalha 10 Anos de Bons Serviços Prestados Metal Bronzeado (2003); Medalha General Ferreira Coelho (2004) – 1º Lugar no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e Delegados de Polícia (2004); Láurea do Mérito Pessoal (2009); Medalha 20 Anos de Bons Serviços Prestados Metal Prateado (2012); e Medalha 30 Anos de Bons Serviços Prestados Metal Dourado (2021).

Depois de serem apresentadas e discutidas em plenário, as cinco proposições foram aprovadas por unanimidade. A entrega das comendas ocorrerá em sessão solene a ser marcada pela Mesa Diretora da Casa de Leis.

Texto: Waldyr Silva