O impasse entre pequenos mineradores e a multinacional Vale rendeu mais um capítulo na madrugada dessa sexta-feira dia 16. Segundo informações manifestantes foram recebidos a bala por seguranças da empresa.
Em Nota a grande mineradora afirma que os manifestantes estariam tentando invadir o projeto, informação negada pelos representantes do movimento.
A reivindicação dos pequenos mineradores é que a Vale libere áreas na região da qual ela detém o direito de exploração, mas não atua a décadas. Em recente ação a Polícia Federal prendeu alguns empresários do ramo que estariam operando sem as devidas licenças.
Os impasses põem mais incerteza quanto ao futuro econômico do município que tem sua vocação para a mineração que inclusive deu origem ao município na década de 80. Importante lembrar que Serra Pelada sempre foi palco de manifestações e tesão em decorrência da mineração, seja de metais nobres ou outros minerais.
Em 2012 uma manifestação culminou com quebra-quebra na empresa Via Engenharia que iniciou os trabalhos do projeto Serra Leste. Vale lembrar que naquele episódio a causa era popular e teve início em decorrência da estrada de acesso a vila, que por não ser pavimentada acabou influenciando na morte de um professor.
Em anos posteriores foram os garimpeiros da Coomigasp acabaram em confronto com Policiais e seguranças da empresa Colossus que pretendia explorar a área de 100 hectares pertencente aos garimpeiros.
Nos atos recentes a manifestação tem objetivo de abrir caminho para pequenos mineradores, um processo que é altamente burocratizado pelos órgãos ambientais e de controle mineral, como o DNPM.