Aurélio Goiano – PSD, único de oposição nesse pleito na Casa de Leis de Parauapebas está “remando contra a maré”. A figura de linguagem pôde ser evidenciada na última Sessão Ordinária do dia 06 de abril, quando uma solicitação do edil teve voto contrário puxado pelo líder do governo na Câmara, vereador Zacarias Marques – PP.
O presidente da Casa vereador Braz – PDT estava explicando que a votação seria nominal e antes que concluísse a explicação o vereador líder do governo o interrompeu para convocar os colegas a votarem contra a solicitação de Aurélio. Com explicação confusa e citando ações anteriores dizendo ter havido sucesso no combate a pandemia o vereador Zacarias votou e motivou os demais a votarem contra o requerimento.
A vereadora Eliene Soares – MDB falou de sua relação com o secretário de saúde Gilberto Laranjeiras: “Eu tenho recebido toda atenção que eu preciso” afirmou a vereadora que votou contra o Requerimento recomendando conversa informal com o secretário de saúde.
O vereador Miquinha – PT apesar de “rasgar uma ceda” para o vereador Goiano, disse que votaria contra, visto que a Câmara tem uma comissão de saúde: “Vou dar um tempo para comissão trazer todos os detalhes para os vereadores”.
Importante lembrar que o Regimento interno do Poder Legislativo no seu Art. 305 trata da convocação dos secretários municipais, que poderão ser convocados, a requerimento de qualquer vereador, para prestar informações que lhes forem solicitadas sobre assunto de sua competência.
Contudo o inciso segundo prevê necessidade de votação e aprovação absoluta para que possa seguir em frente, o que não ocorreu diante dos votos contrários puxados pelo líder do governo Zacarias Marques. Nesse sentido o secretário está isento de comparecer a Casa de Leis para dar explicações sobre os atendimentos e ações explicitas durante a pandemia.