Atendendo uma solicitação dos vereadores de Curionópolis a mineradora convidou representantes das terceirizadas que atuam no Projeto Serra Leste para uma reunião na sede do Poder Legislativo. O encontro aconteceu nesta quinta-feira às 16 horas na Câmara Municipal.
O objetivo principal é viabilizar a contratação de mão de obra local, um anseio da comunidade que vem sendo cobrado com frequência pelos vereadores. A primeira a ser cobrada foi a Vale em reunião anterior, Luiz Veloso representante da mineradora explicou algumas ações da empresa e como se dá o processo de recrutamento e seleção.
Sabendo que além da Vale as empresas terceirizadas também contratam mão de obra para o projeto Serra Leste foi promovida a reunião com as empresas JSL, Ormec, Scania, Vix, Movo, Sodexo e Manserv que atuam diretamente na mina.
Foram apresentados os números de funcionários de cada empresa e como se dá a contratação que leva em consideração especialmente a qualificação profissional, uma demanda que vem sendo debatida com frequência pelo Poder Legislativo. Os vereadores tem buscado promover formação essa qualificação dos profissionais locais por meio de parcerias.
Cobradas pelos vereadores as empresas se mostraram interessadas em otimizar as demandas de contratação de mão de obra local e promover formação profissional, mas explicaram que é necessário que haja o mínimo de conhecimento para cada área de atuação.
Um banco de empregos também deverá ser criado no município, uma demanda que o Poder Executivo vem se empenhando para realizar com apoio do Legislativo. “Esse banco de empregos ajudaria muito as empresas na hora de buscar os profissionais”, disse Robson, representante da Scania.
Desse modo quando criado o banco de empregos as empresas se comprometeram em buscar os profissionais por esse caminho, evitando assim que haja indicação ou privilégios mantendo a isonomia na contratação e a prioridade para os moradores do município, incluindo a zona rural e distrito de Serra Pelada.
Além das oportunidades e da formação profissional os vereadores cobraram permanência das empresas no município uma vez que essa ação fomentaria ainda mais o comércio local gerando emprego e renda indiretamente por meio de locação de imóvel, consumo de bens e serviços locais.
O Poder Legislativo externou total empenho em auxiliar as empresas no que for preciso para viabilizar a captação de mão de obra local.