Vídeo mostra estado precário da estrada de Serra Pelada

Aproximadamente 35 km de estrada de terra que demostram o patrimônio histórico de Serra Pelada. A vila garimpeira de pessoas trabalhadoras, de atividade agrícola considerável e de um potencial turístico enorme sofre a décadas a falta de um acesso digno para comunidade. Na estrada já houve morte em virtude da poeira, acidentes por causa da lama e protestos em busca de melhoria, algo sempre deixado em segundo plano.

Atualmente Serra Pelada abriga um importante projeto mineral da Vale, o Serra Leste, no início da implantação e da operação os colaboradores da empresa levavam cerca de 45 minutos de Curionópolis a planta do projeto, fazendo o trajeto padrão, que seguia de Curionópolis até o km 16 da rodovia PA-275 e de lá os 35 km de terra até chegar a planta do projeto.

Estrada privativa da Vale

Sem asfalto e com manutenção cara e sem durabilidade a Vale optou por uma mudança de trajeto que aumenta aproximadamente 1 hora e meia para os colaboradores de Curionópolis chegar ao projeto. O percurso é feito da seguinte maneira. Curionópolis à Parauapebas, daí segue Parauapebas à Palmares Sul e de lá numa estrada privativa os funcionários seguem até Serra Pelada.

Para uma empresa de grande porte problema resolvido. Para a comunidade resta sofrer na lama e com descaso histórico, nenhuma gestão se interessou em planejar asfalto ligando o km 16 a Serra Pelada. Os moradores contam apenas com a sorte, em especial quando precisam deslocar pacientes em busca de melhor condição de atendimento médico.

Em vídeo usuário da estrada mostra como está o acesso a vila garimpeira: