190 – PARÁ IMPLANTA O MESMO SISTEMA USADO PELO NÚCLEO DE SEGURANÇA PÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS

Desde o início deste ano o Centro Integrado de Operações (Ciop) está operando com um novo sistema tecnológico operacional, o I/CAD Intergraph/Computer-Aided Dispatch (Despacho Auxiliado por Computador), que funciona como controle de ocorrências registradas pelo tridígito 190 e utiliza dados de georreferenciamento.

"O objetivo é melhorar o atendimento e garantir maior eficiência ao trabalho do Ciop", diz o coronel PM Heyder Calderaro Martins
“O objetivo é melhorar o atendimento e garantir maior eficiência ao trabalho do Ciop”, diz o coronel PM Heyder Calderaro Martins

Com o novo sistema, o atendente busca no monitor a localização exata da ocorrência e a viatura mais próxima, que é acionada de imediato. E se o local estiver próximo de uma de nossas câmeras ainda podemos acompanhar o que se passa em tempo real. Antes não tínhamos essa possibilidade, apenas recebíamos a ligação e repassávamos pelo rádio para acionar a viatura. Não era possível fazer esse monitoramento que o sistema nos permite agora”, explica o diretor do Ciop, coronel PM Heyder Calderaro Martins.

O I/CAD é o mesmo sistema usado como referência pelo núcleo de segurança pública dos Estados Unidos, e ainda pelas polícias de Nova York e Washington. Para implantá-lo no Estado, o governo do Pará investiu R$ 5,75 milhões. Além de garantir maior rapidez na geração de informações e na comunicação, o software também serve como uma espécie de portal online para gerar relatórios estatísticos, mapas, e dispõe ainda do dashboards (painel de controle que permite ser customizado).

Uma outra característica do Sistema é que ele pode ser usado por todos os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado, permitindo que cada um o explore de acordo com as suas demandas. Isso garante mais eficência, rapidez e direcionamento na utilização dos recursos para melhor atender a população”, diz Calderaro.

Além dessa, outras inovações estão previstas para este ano, como a implantação de uma nova central telefônica, que permitirá aumentar o número de atendentes e ampliará a cobertura do serviço 190. “O objetivo com essa mudança é melhorar o atendimento e garantir maior eficiência ao trabalho do Ciop. Já foi aberto o processo de licitação para terceirização do Call Center, o que nos possibilitará aumentar o número de atendentes e dar uma resposta mais rápida e positiva à população. Com isso, o policial que antes ficava aqui na Central fazendo esse trabalho vai poder voltar para as ruas e reforçar o contingente operacional”, finalizou Calderaro.

O investimento em tecnologia empregada no Sistema de Segurança Pública do Estado não beneficia somente a capital e Região Metropolitana. As licenças do Sistema I/CAD também permitem que os Núcleos Integrados de Operações (NIOps) e os Centros de Atendimento e Despachos (CAD) em diversos locais no interior do Estado possam também utilizar este tipo de monitoramento.

I/CAD e Sisgrapgh

A Hexagon Sisgraph é uma empresa representante do grupo Intergraph, para o Brasil e América Latina, responsável por desenvolver o I/CAD, que é um sistema de referência para solução de automação de recursos de segurança pública. Referência em gestão pública na área de segurança, o software funciona em cerca de 20 países, além do Brasil, onde já opera nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Ceará, Pernambuco, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Maranhão, Rondônia, Amapá, Sergipe, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Tatiane Dias – Secretaria de Estado de Comunicação