359 trabalhadores empregados em construção de projeto de cobre em Curionópolis

avanco_cobreA Avanco Resources informou ontem dia 16 que o projeto de cobre que constrói entre Curionópolis e Parauapebas, já conta com 359 empregados mobilizados e tem “obras aceleradas”. O empreendimento visa extrair minério da mina Antas North a partir de 2016.

A tecnologia que será usada no tratamento do minério e na produção do concentrado de cobre é considerada simples pela Avanco. O escopo do empreendimento inclui a uma cava simples a céu aberto, uma área para estocagem e homogeneização de minério bruto (ROM), uma planta de britagem em dois estágios, um circuito fechado de moagem, três estágios de flotação, sistema de desaguamento e filtragem e instalações para o manuseio de rejeitos.

Todos equipamentos já estão a 15 quilômetros da mina em processo de montagem ou recuperação. Exemplo disso é um filtro de prensa fabricado pela Metso com capacidade para processar 90 mil toneladas por ano. O equipamento, similar ao usado pela planta de cobre da Vale em Sossego, foi entregue completo e montado.

De acordo com a Avanco, o equipamento custou US$ 5 milhões e foi comprado na modalidade Lumpsum Turn-Key (LSTK), ou seja, por um valor fechado para o equipamento ser produzido, instalado e posto em funcionamento, o que reduz os riscos de construção e de comissionamento.

Quando estiver pronta, a planta da Avanco vai produzir cerca de 45.000 toneladas por ano de concentrado de cobre, isto é, cerca de 12.000 toneladas de cobre contido. Segundo a empresa, o concentrado contém baixo volume de contaminantes e, com isso, vai obter descontos nas taxas de tratamento (TC) e de refino (RC).

Essas taxas, comuns nos negócios envolvendo concentrados de cobre ou níquel, servem para cobrir os custos de extração do cobre contido no material concentrado. Em geral, essas vendas são feitas pelo preço da bolsa de mercadorias de Londres (LME) menos a TC ou a RC.

A exportação do concentrado será feita em contêineres e a granel em um porto localizado a 800 quilômetros. De acordo com nota enviada pela Avanco os contratos de venda antecipada estão em fase “avançada”.

Fonte: ZeDudu

Sobre a Avanco
A Avanco Resources Limited é uma empresa australiana de exploração e desenvolvimento de projetos de cobre no Brasil. A companhia está listada na Bolsa de Valores da Austrália (ASX) e opera no Brasil por meio da subsidiária Avanco Resources Mineração. A mineradora foi criada em 2007 e possui escritórios em Perth, na Austrália, no Rio de Janeiro e em Parauapebas, no Brasil. (Wikipedia)