9º Círio das Graças celebra festa da padroeira de Curionópolis

Belinda-com-imagem-de-Nossa-Senhora-das-Graças
Padroeira de Curionópolis

Missa nos bairros e distritos rurais, shows católicos, procissão e celebração de um dia de graças para a comunidade católica de Curionópolis. A 9ª edição do Círio das Graças teve início no dia 16 e foi concluído com missa solene, presidida por Dom Vital Corbellini, Bispo de Marabá – PA.

As festividades de Nossa Senhora das Graças, padroeira de Curionópolis, datam do final da década de 80, mas foi em 2005 que o festejo ganhou a classificação de Círio das Graças, cuja intenção foi atrair fieis devotos de várias cidades da região, para celebração desse título mariano, um dos mais populares do catolicismo.

Esta invocação está relacionada a duas aparições de Maria a Santa Catarina Labouré, então noviça das Irmãs da Caridade em Paris, França, no século XIX. A primeira aparição aconteceu na noite da festa de São Vicente de Paulo19 de Julho. Mas foi no dia 27 de novembro de 1830, no final da tarde, que irmã Catarina dirigiu-se à capela com as outras irmãs para as orações vespertinas. Erguendo seus olhos para o altar, ela viu novamente a Virgem Maria sobre um grande globo, segurando um globo menor onde estava inscrita a palavra “França”. Ela explicou que o globo simbolizava todo o mundo, mas especialmente a França, e os tempos seriam duros para os pobres e para os refugiados das muitas guerras da época. Logo depois a visão modificou-se e Maria apareceu com os braços estendidos e dedos ornados por anéis que irradiavam luz e rodeada por uma frase que dizia: “Oh Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. Desta vez a Virgem deu instruções diretas: “Faz cunhar uma medalha onde apareça minha imagem como a vês agora. Todos os que a usarem receberão grandes graças”.

zeno-dom-vital
Pe. Zeno e Dom Vital

A partir, aquela aparição de Maria ficou definida como Nossa Senhora das Graças, também conhecida como Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. A devoção a Nossa Senhora das Graças chegou a Curionópolis por intermédio do Sr. Maciel e dona Helena Barbosa, pioneiros da comunidade católica do 30.

A edição de 2009 da festa de Nossa Senhora das Graças contou com várias novidades, dentre elas, o Círio Musical, com shows dos Ministérios Som de Santidade (Marabá) e Adora Som (Parauapebas) e no dia das Graças, missa celebrada por Dom Vital Corbellini, show com Madre Rejane (Maranhão) e apresentação das princesas do Círio.

Por: Hilton Marcos