Alunos da UFRA/Parauapebas realizam visita técnica à Hidrelétrica de Tucuruí

Acadêmicos dos cursos de Administração e Engenharia de Produção da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, campus de Parauapebas tiveram a oportunidade de visitar na sexta-feira dia as instalações da UHE – Usina Hidrelétrica de Tucuruí, onde puderam conhecer os processos de gestão produtiva na geração de energia elétrica.

A visita técnica foi organizada pelo professor, Thiago Fernandes com apoio dos professores Álvaro Ledo, Joana Zandonadi e Denize Baia e faz parte do processo de ensino e extensão que complementa a formação acadêmica e atividade dos docentes.

Durante a visita os alunos participaram de duas palestras no Centro de Convenções da Eletronorte sobre a SGA – Sistema de Gestão Ambiental da empresa e sobre a aplicação das metodologias de produtivas, das quais se destacou o método TPM sigla em inglês que significa Total Productive Maintenance ou em português Manutenção Produtiva Total.

Por fim o técnico de segurança Mauro Gonçalves conduziu os acadêmicos na visita pelas instalações da Usina onde foi possível constatar a aplicação das metodologias apresentadas e conhecer a enorme estrutura por trás da potencial geração de energia.

Ação Ambiental – Na oportunidade os acadêmicos ainda conheceram o acervo de animais empalhados, animais que não puderam ser resgatados durante as obras de infraestrutura, mesmo com todo esforço do setor de Meio Ambiente que segue uma política rigorosa na prevenção e preservação ambiental com monitoramento constante e sistemático.